16 de abril de 2007

Lokum * Delícias Turcas * Turkish Delight (Sade Türk Lokumu)





Este é provavelmente o doce turco mais famoso e um dos mais apreciados em todo o mundo.

1 kg de açúcar * 1/2 litro de água * 1 colher de sopa de sumo de limão * 1 copo de amido de milho (100 g) * 25 ml de água * 2 g de cremor tártaro * óleo de amêndoas doces q.b.

Para polvilhar:

50 g de amido de milho * 1 copo de açúcar em pó

Coloque o açúcar num tacho juntamente com a água (1/2 litro). Cozinhe em lume brando até ferver e adicione o sumo de limão. Mantenha em lume brando e a ferver lentamente. Dissolva o amido de milho em 25 ml de água e adicione aos poucos ao xarope de açúcar que está a ferver. Acrescente o cremor tártaro e misture. Mantenha a mistura no lume a ferver até obter uma pasta espessa. Unte um tabuleiro com óleo de amêndoas doces. Coloque a mistura no tabuleiro e deixe arrefecer. Misture o amido de milho com o açúcar em pó e polvilhe as delícias turcas. Unte uma faca com óleo de amêndoas doces e corte as delícias turcas. Corte inicialmente fatias, com dois dedos de espessura, e depois cubos. Quando terminar de cortar, passe cada cubo pela mistura do açúcar em pó com o amido de milho. As delícias turcas estão prontas a servir.

5 comentários:

Belinha Fernandes disse...

Olá Lídia!
Já não te visitava há um tempo e cheguei na hora certa!Trouxe delícias turcas quando estive em Istambul mas voaram...pois!Agora já sei como se faz?Será que encontramos os ingredientes com facilidade?!!

Lídia Lopes disse...

Olá Belinha!
Acho que se encontram facilmente todos os ingredientes. Deves referir-te ao creme tártaro.Nunca comprei creme tártaro em Portugal. Pode ser que alguém saiba onde se vende em Portugal e escreva aqui.

ESSÊNCIA DO SABOR disse...

já tentei fazer "trocentas" vezes este doce..me persegue desde criança no interior de Minas.
A Dona Josina(filha de turcos ) fazia para a criançada nos aniversários de suas filhas...eu ficava contando os dias ...toda vez que consigo uma receita,tento mas não dá certo...fica melando, mesmo passando no açúcar...já estava desistindo, vou tentar a sua receita

Lídia Lopes disse...

Depois conte-nos como ficou...

Unknown disse...

Prezada Lídia,
Já tentei fazer este doce maravilhoso várias vezes e com receitas varidas. Porém, em todas elas, ao cortar, o doce começa a melar... não sei se é por causa do contato com o metal da faca, se é por falta de algum ingrediente que dê mais firmeza ao doce, ou se deve-se esperar mais tempo para cortar, etc.
Gostaria muito de ver um vídeo de uma avó turca fazendo e servindo este doce, para ver qual é o segredo.
Até lá, continuo tentando.