7 de maio de 2007

Na feira


Alcachofras e folhas de videira. As folhas de videira são utilizadas na confecção de sarma, uma famosa especialidade turca.


Ameixas verdes. Estas ameixas são colhidas antes do processo de maturação estar concluído. O seu sabor é ácido, sendo geralmente consumidas com sal.


Alperces verdes. Tal como as ameixas, estes alperces são colhidos antes do seu processo de maturação estar concluído. O seu sabor é ácido e são geralmente consumidos com sal.


Laranja vermelha ou laranja romã (Kan Portakalı).

5 comentários:

Valentina disse...

Adoro, adoro estas laranjas.Pena que nao as encontramos mais por aqui.so no ano que vem.

turbolenta disse...

Sempre novidades interessantes.
Outros hábitos. Outro tipo de alimentação.
por cá, tal como as amêndoas, também não há à venda alperces nem ameixas verdes. Então, depois de levarem o sal são consumidas logo, ou ficam algum tempo em salmoura, estilo das azeitonas?
Alcachofras: outra das minhas ignorâncias. Aqui há algum tempo comprei-as. Em casa arranjei conforme explicação que tirei da internet. Ficou tudo excessivamente rijo . Não gostei. Qual a melhor maneira de as arranjar de modo a ficarem comestíveis? è que aquelas foram direitinhas para o caixote do lixo.
E por aqui são bem caras e difíceis de encontrar.
obrigada

Lídia Lopes disse...

Aqui, as ameixas e os alperces verdes são geralmente polvilhados com sal e consumidos na altura. Ou seja, não são colocados de molho em água com sal.

Lídia Lopes disse...

Um dia destes publico uma receita com alcachofras...

turbolenta disse...

Agradeço