21 de junho de 2007

Beringelas Guarnecidas (İmam Bayıldı)

Beringelas Guarnecidas (İmam Bayıldı)

Grande parte dos pratos turcos têm nomes curiosos. A tradução literal deste prato é "o Imã desmaiou".

Para 6 pessoas

6 beringelas de tamanho médio * 4 colheres de sopa de azeite * 1 chávena de café de azeite * 6 dentes de alho * 3 cebolas médias * 4 tomates médios * 1 copo de salsa finamente picada * sal * pimenta preta * 1-2 pimentões verdes ou vermelhos (para guarnecer)

Descasque as beringelas no sentido longitudinal e intercaladamente. Coloque-as de molho em água com sal durante cerca de 15-20 minutos. Seque-as bem. Coloque-as numa assadeira ou tabuleiro regadas com azeite (uma chávena de café). Grelhe-as no forno pré-aquecido a cerca de 200º até ficarem moles. Entretanto, salteie os dentes de alho e cebolas finamente picados no azeite (quatro colheres de sopa). Adicione os tomates descascados e cortados em pedaços pequenos. Tempere com sal e pimenta preta. Quando o suco do tomate evaporar, retire do lume. Polvilhe com salsa. Coloque este preparado no interior de cada beringela, depois de lhes ter aberto um golpe no sentido longitudinal e de ter criado espaço para o recheio. Decore com uma tirinha de pimentão. Cozinhe no forno durante cerca de 20 minutos.

5 comentários:

Fay van Gelder disse...

Olá Lídia,
Eu gosto muito de beringelas expecialmente recheadas com soja.
Tenho uma receita óptima, tenho de colocar.
Vou experimentar é diferente e parece-me muito bem.
Bjo

Cláudia A. disse...

Muito diferentes essas beringelas. Vou fazer porque em casa elas são amadas por todos.

Elvira disse...

Um recheio diferente... Gostei muito.

Anónimo disse...

Lídia, que idéia boa! Berinjela é uma delícia, não???
Beijinhos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

turbolenta disse...

Olá Lidia
Não consigo apreciar beringelas. Contudo, a minha filha agora na Alemanha diz que costuma fazer e gosta. Quando vier vai-me ensinar a comer e gostar delas.
boa semana