12 de junho de 2007

Crepes Alla Turca (Gözleme)



O nome gözleme deriva da palavra göz que significa olho em Turco. Estes crepes foram assim baptizados por apresentarem pequenos círculos que lembram olhos. São muito populares na Turquia com vários tipos de recheio.

E agora, a receita:

Massa para 8 crepes

2 copos de farinha * 100 ml de água * 1 colher de sobremesa de sal

Coloque a farinha num recipiente ou numa mesa, adicione o sal e vá adicionado água aos poucos, amassando bem até obter uma massa facilmente moldável. Cubra a massa com um pano húmido e deixe repousar durante cerca de 30 minutos. Entretanto, prepare o recheio pretendido.
Em vez de preparar esta massa, pode utilizar massa filo (yufka). Se for tão boa como a que se vende aqui os crepes ficam igualmente bons e é uma forma ainda mais prática e rápida de preparar esta receita.

Crepes de Feta (Peynirli Gözleme)

250 g de queijo feta esmagado * 100 g de salsa finamente picada

Basta misturar os dois ingredientes.

Crepes de Carne Picada (Kıymalı Gözleme)

250 g de vitela picada * 1 cebola média picada * 2 colheres de sopa de azeite * sal * pimenta vermelha

Salteie a carne picada e a cebola no azeite e tempere com sal e pimenta vermelha.

Crepes de Feta e Espinafres (Ispanaklı Gözleme)



500 g de espinafres finamente cortados * 1 cebola média picada * 2 colheres de sopa de azeite * 1 copo de queijo feta esmagado * pimenta vermelha * sal

Salteie a cebola no azeite. Adicione todos os ingredientes excepto o queijo feta e cozinhe durante cerca de 4-5 minutos. Desligue o lume, adicione o queijo e misture. Se quiser, pode não utilizar o queijo feta. Encontra as duas variedades na Turquia.

Crepes de Batata (Patatesli Gözleme)

5 batatas cozidas, peladas e esmagadas *1 cebola média picada * 4 colheres de sopa de azeite ou manteiga * pimenta vermelha * sal

Salteie a cebola no azeite e depois acrescente o resto dos ingredientes.

Crepes de Beringela (Patlıcanlı Gözleme)



5 beringelas grelhadas, peladas e escorridas * 1 colher de sopa de azeite * 1 colher de sopa de pasta de tomate ou 2 tomates médios * 1 cebola média picada * pimenta vermelha * sal

Salteie a cebola no azeite e depois adicione o resto dos ingredientes.

Divida a massa em oito porções iguais e estenda cada uma com um rolo até obter 30-35 centímetros de diâmetro. Coloque o recheio no centro e dobre em quatro. Pode também dobrar em meia lua.

Coloque 1 colher de chá de margarina ou azeite numa frigideira anti-aderente e frite os crepes. Se estiverem muito secos ou se gostar deles um pouco mais húmidos, pincele-os com margarina ou azeite enquanto fritam.

Estes crepes são deliciosos como refeição leve, como lanche, como entrada e ao pequeno-almoço. A bebida ideal para acompanhar estes crepes é sem dúvida o chá turco.

11 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem..cozinha turca fantastico.Crepe bem...

Livre De Castello

Cláudia A. disse...

Lídia, come-se maravilhosamente bem aí na Turquia. Estes crepes não poderiam estar mais bonitos. fiquei com vontade. Um beijo.

Fay van Gelder disse...

Lídia, eu conheço os com espinafres e queijo feta, que são maravilhosos.

Na Grécia há uma tarte de espinafres com Feta e massa folhada, que se chama Spanakopita, que é de comer e chorar por mais.

De quando em vez faço em casa, mas tendo a evitar é que lá em casa é tudo da "Brigada da Salada" (risoss....) e estas coisas engordam horrores.

Mas também faço substituindo os ingredientes por light.

O chá turco é muito Bom eu gosto e quando ai estive comprei num Bazar um Çaydanlık (que na altura nem sabia para que servia, comprei mesmo para decoração, depois é que me ensinaram a fazer o chá).

Amiga só de olhar fiquei com fome... mas cá tenho de me contentar com as cerejas maravilhosas que estou agora a comer.

És servida?

Bjo amiga e fica bem

turbolenta disse...

Nunca fiz crepes salgados. Por vezes como mas com bolas de gelado lá dentro e chocolate quente por fora.
Mas quando a minha filha vier ainda vou experimentar.
boa semana

Anónimo disse...

Que prazer é ler o seu blog...
Adoro comida turca, morando na Alemanha é quase impossível não entrar em contacto com ela. E com seus comentários contando a história das receitas, sinto-me "mais perto" delas.
Obrigada por compartilhar conosco,
Cristina
p.s. Tentei aprender turco, mas...desisti!

Anónimo disse...

Lídia, que lindas fotos! Deu até fome! Quero experimentar esses crepes!!! Humm!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Anónimo disse...

Lídia esses crepes têm um ar delicioso, e gosto bastante dos recheios.. a comida turca é realmente variada e também colorida.. estou a ficar fã destes pratos, e deste blog..bejinhos

Samanta Lemos disse...

É possível guardar pronto na geleira e preparar no outro dia de manhã????

Samanta Lemos disse...

Eu fiz e ficou ótimo! Parabéns pela receita! Eu procurei isso por muito tempo! Meu marido é turco e ficou maluco quando viu e comeu.
Quanto à questão de deixar na geleira na massa de um dia para outro, só vou saber se funciona amanhã. Deixei três prontas, só pra fritar amanhã.

Lídia Lopes disse...

Olá Samanta! Ainda bem que gostaram :) Pode guardar no frigorífico e fritar depois, mas fico a aguardar o seu comentário...

Anónimo disse...

Como faz essa massa?