27 de agosto de 2007

É Tempo de Avelãs!



A partir de Julho começam a vender-se avelãs frescas (taze fındık) na Turquia. Chamam-se avelãs frescas porque são avelãs acabadas de colher. As restantes avelãs, que se podem encontrar à venda durante todo o ano, são principalmente vendidas sem casca e são ligeiramente tostadas. Às vezes até se podem comprar ligeiramente quentes, acabadas de tostar. São, portanto, mais crocantes do que as avelãs frescas.



Este vendedor ambulante de avelãs frescas, que encontrei em Ulus, no centro de Ancara, está a separar as avelãs da espécie de invólucro que as ligava à àrvore. Geralmente estas avelãs até são vendidas assim e a separação é feita em casa.



Na Turquia aconselha-se as pessoas a comer por dia uma mão cheia de avelãs devido às suas propriedades terapêuticas, que contribuem, nomeadamente, para baixar o colesterol e a tensão arterial. Existem até publicidades que incentivam as pessoas a comer avelãs. Esses anúncios divulgam as vantagens das avelãs para a saúde, nomeadamente o facto de serem afrodisíacas.



4 comentários:

Anónimo disse...

Lídia, que maravilha!!!! Nunca soube que as avelãs se ligam à árvore através desse "braço" verde. Muito interessante esse post! Amo avelãs, pena que aqui são bem caras!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Agdah disse...

Menina, nem precisa de tradução...

Migas disse...

Como é bom ver essas fotos e conhecer mais sobre outros países...é também uma forma de viajar! Obrigada por partilhar! Eu gosto :o)

Unknown disse...

Lídia querida, amo avelãs, principalmente junto com chocolate. Aqui no Brasil o preço é um pouco salgado, mas sendo bom para saúde e também pelo seu sabor vale a pena.

Amo os seus blogs.

Ana Kaddja