12 de setembro de 2007

Feira de Bartın

Bartın é uma cidade e capital de província localizada no norte da Turquia, a cerca de 17 quilómetros do Mar Negro.
Todas as sextas-feiras realiza-se a feira semanal, no centro da cidade. É uma feira muito interessante, com frutas e legumes trazidos das aldeias vizinhas e vendidos por mulheres de várias idades.



Na região do Mar Negro, as mulheres de todas as idades trabalham arduamente. Para além de todas as tarefas domésticas, trabalham na agricultura e carregam os produtos que cultivam para as cidades e vilas mais próximas, para vendê-los nas feiras. É frequente verem-se mulheres com grandes cestas de verga às costas com os produtos da terra lá dentro.



Em mais nenhuma outra região da Turquia se assiste de forma tão generalizada ao trabalho feminino. Por exemplo, em Ancara a proporção de mulheres a venderem em feiras é reduzidíssima, para não dizer quase inexistente. Outro elemento interessante é o factor idade. Regra geral, na Turquia, a partir de uma certa idade, as pessoas adquirem um estatuto que só lhes permite descansar. As pessoas com mais idade são extremamente respeitadas, não se dedicam a nenhuma actividade e têm sempre prioridade relativamente aos mais novos. Exemplo simbólico desse respeito, é o cumprimento dos mais jovens aos mais velhos que lhes beijam a mão e depois a levam à testa. Na região do Mar Negro mantém-se o respeito, mas modifica-se a relação dos mais velhos com o trabalho.



Os vegetais e frutos são os elementos mais importantes desta feira. No entanto, também existem bancas com queijos, especiarias, azeitonas, frutos secos, entre outros produtos, nomeadamente a camisola do Cristiano Ronaldo.






Bartın, Agosto 2007.

3 comentários:

Marizé disse...

Lidia, adorei as fotos e a descrição da feira, sorri ao ver a camisola do Cristiano um dos nossos "embaixadores".
Mas mais importante, ontem vi no noticiário uma reportagem de atentados em Ancara, não sei se é aí que você reside, mas espero que esteja tudo bem.
Beijocas

Lídia Lopes disse...

Oá Marizé,
Agradeço a preocupação. Resido em Ancara e está tudo bem. A polícia chegou a tempo de evitar uma grande tragédia.
Beijos

turbolenta disse...

Claro!
O Ronaldo vai a todas!
O nosso "puto maravilha" merece o estatuto que tem.É um bom jogador!
Na minha terra, uma vila do centro do país, há um mercado tradicional em que, de um lado estão os vendedores que compram aos retalhistas.Os produtos são mais caros. Mas, paredes meias com eles, estão as bancas dos agricultores que vendem aquilo que produzem, nessa época do ano. É tudo mais barato . E nota-se um sabor mais forte em muitos dos produtos.POr exemplo as cenouras e os nabos têm um sabor mais forte, mais concentrado.Ainda têm animais e usam o estrume deles como fertilizante natural. Assim: produzem bem, mais barato e de melhor qualidade. Sempre que lá vou trago a bagageira cheia.
Até penso que as pessoas de uma certa idade se sentem muito mais úteis e valorizadas, se tiverem uma ocupação,se conseguirem ir trabalhando naquilo que são capazes, sem viverem totalmente dependentes de alguém, e fechadas em casa ou em lares.
E no campo o ar é muito mais saudável, pelo que elas saem duplamente a ganhar.
boa semana