14 de setembro de 2007

Pão Pita do Ramadão (Ramazan Pidesi)



Este pão é típico do Ramadão desde o Império Otomano. Durante o mês do Ramadão, principalmente um pouco antes da hora do iftar, a refeição logo a seguir ao pôr do sol, saem fornadas quentinhas deste pão em todas as pastelarias e padarias do país. A sua massa é muito semelhante à base das pizzas turcas (pide), por isso partilham o mesmo nome.

Para 2 pães

4 copos de farinha de trigo * 6 g de sal * 15 g de fermento biológico (padeiro) * 350 ml de água * 5 g de açúcar * 1 copo de farinha integral

Para polvilhar a mesa de trabalho:

1 copo de farinha integral

Para guarnecer:

1 gema * sementes de sésamo q.b. * sésamo preto q.b.

Dissolva o fermento padeiro e o açúcar na água. Coloque a farinha e o sal numa mesa ou bancada. Abra um buraco no centro da farinha. Adicione a mistura do fermento, amasse bem e deixe repousar durante 10 minutos. Polvilhe a massa com um pouco de farinha e trabalhe-a muito bem com as mãos durante 10-12 minutos. Coloque-a num recipiente fundo e coberto e deixe levedar durante uma hora. Polvilhe uma mesa ou bancada com farinha integral e coloque aí a massa. Amasse bem a massa. Vá polvilhando a mesa de trabalho com a farinha integral. Divida a massa em duas porções iguais e abra-as com as mãos, dando-lhes uma forma redonda. Unte duas formas redondas com azeite ou óleo e polvilhe-as com farinha integral. Coloque a massa em toda a extensão da forma. Pincele com a gema de ovo e polvilhe com sementes de sésamo e sésamo preto. Deixe repousar durante 30 minutos à temperatura ambiente. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 220º.

4 comentários:

Marizé disse...

Este pão está com uma carinha tão boa! Será que era ofença, comê-lo todo o ano? Acho que não!!
Beijocas Lidia e bom fim de semana

Lídia Lopes disse...

Olá Marizé, é mais uma tradição tal como o bolo-rei. É mais comum nesta altura do ano...
Beijos e bom fim-de-semana!

Unknown disse...

Por favor esse fermento é o seco ou o fresco?

Anónimo disse...

Fresco. Eu usei fresco e ficou top.