16 de outubro de 2007

Leite-Creme Queimado (Kazandibi)






















Para 6 pessoas

1 peito de frango * 1 colher de sopa de sumo de limão * 7 copos de leite * ½ colher de chá de sal * 1 ½ copo de açúcar * 2 colheres de sopa de farinha de trigo * 2 colheres de sopa de amido de milho * 1 colher de sopa de farinha de arroz

Comece por cortar o peito de frango em dois e cozê-lo com sumo de limão. Retire do lume, deixe arrefecer e desfie-o. Coloque em água fria durante alguns minutos. Depois esfregue o frango nas mãos, ao mesmo tempo que o passa por água corrente até perder todo o seu odor. Esprema-o e reserve. Entretanto, coloque o leite num tacho. Adicione o açúcar e o sal e misture. Deixe levantar fervura. Noutro recipiente, misture a farinha de trigo, o amido de milho e a farinha de arroz. Quando o leite ferver retire uma concha e misture com as farinhas e amido. Depois, adicione lentamente esta mistura ao leite. Cozinhe em lume brando durante cinco minutos. Adicione o frango e misture com um garfo. Cozinhe durante mais dez minutos. Quando a mistura estiver consistente retire do lume. Enquanto o creme ainda está quente, coloque-o num tabuleiro largo (pode ser uma assadeira) e leve ao lume. Vá virando o tabuleiro, de forma a que o calor abranja toda a área do tabuleiro. Deixe repousar durante três a quatro horas. Corte aos quadrados e vire a superfície queimada para cima.

9 comentários:

Anónimo disse...

Lídia, grato pela resposta e aproveitarei pra encaixar este doce no menu porque o achei bastante interessante. Existe algum tempero semelhante ao Bulgur ?

Lídia Lopes disse...

Eduardo,
o bulgur não é um tempero. O bulgur é trigo e a utilização e confecção semelhante ao arroz.Penso que no Brasil vocês designam por trigo para quibe. Existem dois tipos de grão: um fino e outro de tamanho semelhante ao arroz. Para os pilafs é este último. O outro é utilizado nos köftes. Eu tenho um link que explica o que é o bulgur. É este.

Marizé disse...

Que engraçado, em Portugal há um doce: o manjar branco, que é confeccionado com galinha, nunca provei, mas minha mãe diz que é uma delicia.
Beijocas

Nani disse...

Doce com frango é novidade, fico querendo fazer mas morro de medo do povo não gostar!
Não dá mesmo pra sentir o gosto do frango? Manda um pedacinho, rsrsrs
A foto está maravilhosa, deu vontade de dar uma bocada nessa colher!
Beijos

Migas disse...

Também nunca provei a sobremesa que a marizé falou, nem mesmo o pudim de abade de priscos, com toucinho mas essa foto está bastante apetecível! Fiquei curiosa! :o)

Beijinhos

Fay van Gelder disse...

Olá Lídia :)

Este nunca tinha ouvido falar, frango :)

Deve ser bom e diferente :) e pela foto delicioso :)

Bjo querida e fica bem :)

Anónimo disse...

Lídia, desculpe a minha falta de informação. Vendo a foto mais atentamente e verificando a tua descrição fica claro que é o bulgur é semelhante ao trigo para quibe se é que não é a mesma coisa. De qualquer maneira grato pelo esclarecimento e acho que farei o menu daqui a duas semanas. Vou escrever todo o post no world e te mando por email.

Fay van Gelder disse...

Lídia querida, Bom Fim de Semana :)

Bjo:)

P disse...

De ler a receita e chorar por mais!