5 de outubro de 2007

Rolos de Kadaif com Nozes e Pistácios (Cevizli Burma Kadayıf)


Para além do güllaç, os doces feitos à base de massa kadaif também são muito populares durante o Ramadão, embora possam ser encontrados à venda durante todo o ano.
A massa kadaif, utilizada no fabrico deste tipo de doces, é composta por longos fios muito finos de massa fresca.
 
Aqui fica a receita de Rolos de Kadaif com Nozes e Pistácios (Cevizli Burma Kadayıf):
 
 
500 g de massa kadaif (tel kadayıf) * 250 g de manteiga * 250 g de nozes picadas
 
Para a calda:

5 copos de açúcar * 2 copos de água * sumo de 1 limão
 
Guarnição:

Pistácios ralados
 
Derreta a manteiga e deixe arrefecer. Separe a massa kadaif fio a fio e disponha-a num tabuleiro de ir ao forno (assadeira). Cubra a massa kadaif com a manteiga derretida e molhe bem todos os fios na gordura. Pegue numa porção de massa (do tamanho de uma laranja) e estenda-a numa mesa de trabalho. Polvilhe com uma colher de sopa de nozes picadas e forme um rolo da seguinte forma: dobre-o primeiro no sentido da largura e depois novamente, dando várias voltas, segurando a massa pelas extremidades. Proceda assim com a restante massa kadaif. Coloque os rolinhos no tabuleiro que tem o que restou da manteiga derretida e leve a cozer em forno pré-aquecido a 200º até estarem tostadinhos. Entretanto prepare a calda. Leve ao lume o açúcar com a água durante 15 minutos. Junte o sumo de limão e retire do lume. Deixe arrefecer. Quando os rolinhos estiverem prontos, deixe-os arrefecer (até o tabuleiro estar morno) e cubra-os com a calda morna. Deixe repousar durante uma noite ou pelo menos durante quatro horas antes de servir. Nota: A massa kadaif é uma massa fresca composta por longos e finos fios.

13 comentários:

Migas disse...

Mais uma bela descoberta que partilhas com tanto carinho, Lídia! Deve ser bom, bem diferente do tipo de utilização que damos à aletria! :o)

Beijinhos

Nani disse...

Estes docinhos são mesmo maravilhosos, caia bem um agora!
Beijocas!!!

Anónimo disse...

Achei muito interessantes as receitas do teu blog e gostaria de usá-las lá no meu ( com os devidos créditos, é claro !). Posso ?

Anónimo disse...

Quem me dera cá desses pistácios! Devem ser uma delíciaos rolinhos.

Lídia Lopes disse...

Olá a todos e obrigada pelos vossos comentários.

Eduardo Luz,
Agradeço o seu comentário e o elogio a este blogue. Infelizmente não posso aceder ao seu blogue porque o acesso ao wordpress encontra-se bloqueado na Turquia. Quanto ao seu pedido, pode utilizar uma ou outra receita no seu blogue, sempre com uma referência a este blogue e com um link. No entanto, não me parece bem a utilização de todas as receitas, até porque não vejo qual o interesse de as mesmas serem repetidas noutro blogue.
Pode deixar aqui o nome e o link do seu blogue para eu colocar um link neste.

Anónimo disse...

Lidia,o meu blog é sobre uma pequena confraria que se reune todas as quartas-feiras do mês e eu tento fazer sempre uma noite temática. O meu interesse pelas tuas receitas é sobre utilizá-las numa destas noites ( a Turca é claro!) e na verdade, eu nem descrevo a receita, eu somente coloco o título e as impressões que tivemos sobre as mesmas. E já que voce autorizou o uso delas, assim que eu souber quais serão, eu te aviso. Grato e o URL do meu blog é http://eduluz.wordpress.com e ele chama-se Da Cachaça pro Vinho.

Lídia Lopes disse...

Eduardo,
Acho muito interessante a sua ideia e pode utilizar as receitas que quiser. Eu estava longe de saber que a finalidade era tão interessante. Quando publicar as impressões terei todo o prazer de divulgar aqui no blogue, se assim o desejar.

Anónimo disse...

Lídia, ainad bem que você entendeu então fica combinado assim. Estou te linkando lá no meu blog e quando tiver executado as tuas receitas ( no máximo em um mês) eu te mando tanto as minhas impressões quanto a dos outros membros da confraria. Não quero abusar mas você poderia me indicar um menu completo ( entrada, prato principal e sobremesa ) pra esta noite pois, é óbvio que a especialista sobre comida turca é você. Gratíssimo e aguardo a sua resposta.

Lídia Lopes disse...

Eduardo,
Vou pensar nas receitas e fazer um menú. Não sei se quer só uma entrada, só um prato, só uma sobremesa, ou se prefere vários e fazer em poucas quantidades, tipo menú de degustação. Vou sugerir várias possibilidades. Se quiser, pode enviar-me um e-mail para eu enviar tudo com os links para as receitas. Depois, se tiver alguma dúvida relativa aos ingredientes ou confecção pode sempre perguntar.

Anónimo disse...

Lídia, grato pela resposta. Vou te mandar um email e espero não estar dando um trabalho imenso a voce. Estou interessado nesta noite turca especialmente porque a minha esposa gosta muito desta especialidade gastronômica. E gostei bastante da idéia da degustação.

Lídia Lopes disse...

A resposta ao Eduardo está aqui.

jose garrido disse...

Estou realmente curioso quanto a esta receita. O que lhe quero perguntar, é se posso fazer esta sobremesa com a nossa massa Aletria?
Ou a nossa por não ser fresca e seca deverá levar algum preparo antes? Que me sugere ?
Muito obrigado pela sua atenção.
José

Lídia Lopes disse...

José Barreira,

Em Portugal é possível encontrar a massa kadaif à venda, pelo menos no El Corte Inglês. Ainda não publiquei esta receita mas conto publicá-la esta semana. Já publiquei, no entanto, uma semelhante que encontra aqui. Nunca fiz este doce com o tipo de massa de aletria de que fala. Se quiser utilizar esse tipo de aletria para fazer este doce aconselho-o a cozê-la (não demasiado) e a abri-la totalmente numa mesa de trabalho para secar um pouco. Entretanto, publicarei a receita destes rolinhos.
Agradeço a visita e volte sempre!