12 de novembro de 2007

Fritada de Legumes (Karışık Kızartma)

Fritada de Legumes (Karışık Kızartma)

Para 3 pessoas

2 beringelas médias * 4 pimentos verdes * 3 batatas médias * 5 dentes de alho * 2 tomates médios * óleo de girassol para fritar * pimenta preta * sal

Lave todos os vegetais. Descasque as batatas e corte-as em palitos ou rodelas. Frite-as em óleo bem quente. Entretanto, retire a casca às beringelas, intercaladamente, e corte-as em rodelas com a espessura de um dedo. Pele os alhos e pique-os grosseiramente. Corte o topo dos pimentos e corte-os ao meio no sentido longitudinal. Retire a pele aos tomates e corte-os em rodelas grossas. Coloque as batatas fritas sobre uma toalha de papel absorvente. Depois, frite as beringelas. Em seguida frite os pimentos. À medida que vão sendo fritos, coloque os vegetais sobre papel absorvente. Por fim, retire todo o óleo da frigideira e grelhe os tomates e os alhos.Coloque os vegetais numa travessa devidamente separados. Coloque as batatas num dos lados, no outro as beringelas e cubra com os pimentos. Por fim, decore com o tomate e distribua os alhos uniformemente. Polvilhe com um pouco de sal fino e pimenta preta.
Este prato combina muito bem com iogurte. Pode servir com iogurte simples ou temperado com dentes de alho picados e tomilho. Pode também escolher um destes dips de iogurte.

3 comentários:

Marizé disse...

Que prato de legumes fantástico.

Uma óptima alternativa à vulgar salada.

Beijocas

Nani disse...

Concordo completamente com a Marizé.
Beijos!

Fay van Gelder disse...

Maravilha Lídia, como sempre :)

Na Grécia são panados primeiro - Mas de qualquer forma Maravilhosos, vegetais é comigo mesmo.

Até faço , beringela, abobora e chuchu, em cubos assados no forno, para acompanhar carne assada - Aliás fiz ontem e fica maravilhoso :)

Bjo amiga e tem uma Super Semana :)