4 de dezembro de 2007

Kaftas de Frango (Tavuk Köftesi)

Kaftas de Frango (Tavuk Köftesi)

Para 4 pessoas

2 peitos de frango * 1 copo de água * 3 fatias médias de pão * 1 cebola * 2-3 pés de salsa * 2 ovos * sal * pimenta preta * pão ralado q.b. * 3 colheres de sopa de óleo

Coza o frango juntamente com um copo de água, em lume médio, durante cerca de 25 minutos. Desfie o frango ou pique-o na picadora. Humedeça o miolo do pão num pouco de água e esprema-o. Pique a cebola e a salsa. Misture o frango com o pão, um ovo, a cebola e a salsa. Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem todos os ingredientes. Separe porções de massa do tamanho de um ovo e dê-lhes a forma de croquetes. Bata um ovo. Coloque pão ralado noutro recipiente. Coloque óleo numa frigideira. Passe os croquetes primeiro no pão ralado e depois no ovo. Passe-os novamente no pão ralado e frite-os. Sirva quentes.

8 comentários:

Marizé disse...

Eu adoro frango, estes croquetes parecem-me tão bons e crocantes.

Beijocas

Marcia disse...

Socorro!!! Não almocei, já são 15 horas e agora estas fotos dos croquetes super apetitosos....

Migas disse...

Que bom, Lídia! Eu adoro croquetes e todas estas entradinhas! De frango nunca provei! :o)

Beijos


P.S. Passas o Natal na Turquia? Um destes post, tens de nos ensinar como é o Natal num país de mulçumanos! Ou não existe, de todo?

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todas.

Migas,
Provavelmente irei passar mais um Natal na Turquia. Os muçulmanos não celebram o Natal mas as minorias cristãs celebram. De entre essas minorias, os cristãos ortodoxos estão em maioria na Turquia e celebram o Natal em Janeiro. O dia 24 e 25 de Dezembro passa praticamente em branco aqui. No dia 6 de Janeiro, data da celebração do Natal ortodoxo, realizam-se cerimónias em diversas igrejas do país. As igrejas católicas também fazem celebrações no dia 24 e 25. Os Turcos adoptaram toda a simbologia do Natal para celebrarem o Ano Novo. Os centros comerciais estão decorados com luzes, estrelas, sinos, árvores de Natal... Todos os enfeites de Natal podem ser comprados aqui na Turquia, e muitas pessoas fazem a árvore de Natal mas para celebrarem o Ano Novo...
Por agora ficam estas explicações. Talvez desenvolva mais este tema num dos meus outros blogues sobre a Turquia. Deixo ainda dois dados curiosos: foi na Turquia que se celebrou o Natal pela primeira vez e foi na Turquia que viveu o São Nicolau que deu origem à popular figura do Pai Natal.
Beijos

Fay van Gelder disse...

Oi Lidia :)

Eu o Natal na Turquia, nunca passei - Mas na Grécia, já passei o Natal e é muito parecido ao Turco pelo que explicas-te.

As igrejas ortodoxas, são Lindas :)

Amiga, eu o algodão nem vou comentar (risoss...) , mas os croquetes, já fiz um copy para experimentar :)

Bjinhus :)

Nani disse...

ADOREI a receita, vai já para minha lista de receitas.
Beijos

Anónimo disse...

Ola Lidia....

Eu só tenho pena de aqui onde moro, uma cidade ao Norte de Portugal, não existeirem essas delicias todas de doces.
Há um restaurante turco onde costumo comer, mas não tem a diversidade que aqui apresenta. E quanto a doces, só há os baklawa, que vêm da Alemanha..
Agradecia algumas noticias sobre o Ano Novo Turco, há que desenvolver.
Uma pergunta: eu posso substituir o açucar por frutose? È que sou diabética e esses doces todos...
Tenho experimentado muitas das receitas aqui descritas e se a principio vou com medo, depressa todos ficam fãs, até meu filho que é super esquisito.
Esses croquetes de frango, fiz ontem para o jantar. Só uma palavra: magnificos!
Os meus parabéns e votos de um bom Natal...
SAO ALVES

Lídia Lopes disse...

Cara São Alves,

Adorei o seu comentário! Obrigada!Que bom que é saber que experimenta as receitas aqui publicadas e que gosta delas. Eu vou falar sobre o Ano Novo... Gostaria que comentasse mais vezes :) Comentários como o seu são uma grande fonte de motivação. Como é diabética, aconselho-a a fazer os doces com adoçante tolerado por diabéticos. A frutose também aumenta a taxa de glicemia.
Espero "vê-la" por aqui antes do Natal. Um abraço e Bom Natal!