19 de dezembro de 2007

O Festival do Sacrifício (Kurban Bayramı)


Venda de chocolates e rebuçados para o Kurban Bayramı

Começa amanhã o Festival do Sacrifício (Kurban Bayramı), celebrado nos países muçulmanos dois meses e dez dias depois do Festival do Ramadão ou Festival do Açúcar (Ramazan Bayramı / Şeker Bayramı).
Esta celebração dura quatro dias, e este ano começa amanhã, dia 20, e prolonga-se até ao dia 23. Durante esse período, principalmente no primeiro dia, é morto um sem número de cordeiros, mas também vitelas, vacas e até camelos, em louvor a Deus e para alimentar os pobres.
Esta tradição tem origem na história bíblica do sacrifício do filho de Abraão. Consta no Pentateuco, que certo dia Abraão teve um sonho que lhe revelou que tinha de sacrificar a Deus o seu filho Isaac. Abraão decidiu obedecer, mas tratava-se apenas de um teste à sua fé. No último momento, quando este se preparava para matar o filho, um anjo pediu-lhe para parar e deu-lhe um cordeiro para este sacrificar a Deus.
No ritual do Kurban Bayramı, todos os muçulmanos adultos com alguma riqueza devem sacrificar um animal. Muitas vezes, várias famílias juntam-se e compram um mesmo animal. O animal pode ser comprado várias semanas antes e ser alimentado no quintal ou jardim até ao dia do sacrifício. Um terço da carne deverá ser para consumo próprio, e a restante deverá ser distribuída pelos vizinhos e familiares e, principalmente, pelos pobres.
Com a carne resultante do sacrifício, a família reune-se à volta da mesa e o espírito é semelhante ao do Natal, por exemplo. Para muitas famílias que vivem em dificuldades, esta é a única altura do ano em que têm abundância de carne à mesa. Contudo, esta tradição tem decrescido na Turquia nos últimos anos, por razões ideológicas ou por preocupações com os direitos dos animais.
Esta celebração tem também uma vertente muito social e, claro está, gastronómica. Neste aspecto tudo é muito semelhante ao que se passa no Festival do Ramadão ou Festival do Açúcar (Ramazan Bayramı / Şeker Bayramı). É a altura em que muitos Turcos visitam a família. É praticamente uma regra oferecer aos “convidados” e às crianças que batem às portas, rebuçados e chocolates. Os doces, como o lokum e a baklava, são reis nas mesas nestes dias, assim como os börek, os rolinhos de folhas de videira (sarma), entre outros, que se oferecem às visitas que vão aparecendo. Em resultado da abundância de carne nestes dias, são também confeccionados pratos de carne típicos da culinária turca.

A frase mais ouvida nestes dias é iyi bayramlar, ou seja, boas festas!

Veja também: O Festival do Sacrifício (Kurban Bayramı); O Festival do Sacrifício começa hoje.

11 comentários:

Marizé disse...

Lidia, que história bonita, claro que fico cheia de pena dos animais, mas o espirito de partilha pelos necessitados é muito bonito.

iyi bayramlar para ti e para os teus.

Beijocas

risonha disse...

adoro visitar este blog pois aprendo sempre alguma coisa nova sobre uma cultura diferente da minha
adorei saber desta tradição

turbolenta disse...

Passei para desejar:

B
O
A
S


F
E
S
T
A
S

Anónimo disse...

Lídia
Achei muito interessante esta ideia do Festival do Sacrífico. Pensando na Tertúlia que fizemos nos passado sábado, teria sido muito curioso tê-la mencionado a Tertúlia PERU = Peru (país)TURKEY = peru (ave)ou mesmo o Festival do sacrifício. Pela quantidade de pratos turcos que foram elaborados foram mortos perus, carneiros, vacas, borregos e umas variantes de camarão. Estou com alguma vontade de te mencionar alguns dos pratos efectuados , saboreados com um vinho muito díficl de encontrar chamado YAKUT.

Fay van Gelder disse...

Olá Amiga Lídia,

Embora compartilhe-mos a mesma opinião acerca do Natal.

Não posso deixar de cá passar e espero sinceramente, que como eu te estejas a esforçar – Eu estou a esforçar-me pelas minhas pequeninas :) e restante família é claro :) e como sei o que é passar um Natal longe do nosso Pais, daqui te mando um enorme Beijo :) e um Abraço bem Apertadinho :) .

Bjocas Natalícias :) e cá fica um presentinho :)

_______________*** Paz e Muitaaaaa Luzzzz
______________**** Amor
_____________****** Saúde
____________******** Alegria
___________********** Sucesso
__________************ Amizade
_________************** Esperança
________**************** Prosperidade
_______________|__|
_______________|__|
_______(`'•. ¸(`'•. ¸...¸.•'´) ¸.•'´)
________> FELIZ NATAL & BOAS FESTAS ou iyi bayramlar.

No Céu dos Bolos disse...

Feliz Natalpara ti, amiga e mais uma vez muito obrigada pelo blog lindo e pelo carinho com que partilhas todas as novidades desse país tão diferente do nosso. Aprendo imenso aqui e adoro.
Bjokas
Ana

Eduardo Luz disse...

Lidia, está cada vez melhor passar por aqui e aprender coisas novas sobre a cultura turca.
Parabéns (de novo) por esta iniciativa e Boas Festas.
Vou fazer uma pequena crítica: porque você não diminui um pouco o Cozinha Turca das fotos ? Eu acho que no formato em que eles são colocados, acabam prejudicando o visual das mesmas.
Abs. E que em 2008, façamos a segunda versão do Cozinha Turca no Da Cachaça pro Vinho .

virtual chef disse...

...de passagem apenas para lhe desejar um Feliz Natal e um Fantástico Ano de 2008.
Beijo.

Anónimo disse...

Cozinhas de design português
Cozinhas NLD

Anónimo disse...

Passo com assumido prazer para desejar sinceros votos de Boas Festas e Feliz Natal, que o meu será na companhia do bom bacalhau e das rabanadas minhotas. Um abraço cordial.

Jofre Alves
http://couramagazine.blogs.sapo.pt/
http://couramagazinefoto.blogs.sapo.pt/

Nysa disse...

Feliz Natal para ti aí na Turquia! Espero que passes estes dias em paz com a família, muito amor, prendinhas e boa comida, claro ! beijocas
ps: adoro o teu blog, pois tenho algumas amigas turcas e já lhes mostrei o teu site, adoraram!