26 de dezembro de 2007

Rolos de Massa Filo com Espinafres (Ispanaklı Rulo Boreği)



Para cerca de 14 rolos

3 folhas de massa filo (yufka) * 1 cebola * 2 colheres de sopa de azeite * 600 g de espinafres * 1/2 copo de leite * 70 g de margarina * 2 colheres de sopa de azeite * sal * 1 colher de café de pimenta vermelha * 1 gema

Lave os espinafres e corte-os. Reserve. Pique a cebola e salteie-a no azeite (duas colheres de sopa). Adicione os espinafres e misture. Tempere com sal e pimenta vermelha. Cozinhe durante cerca de 15 minutos em lume brando. Deixe arrefecer. Entretanto, prepare uma mistura com a manteiga derretida, o leite e duas colheres de sopa de azeite. Pincele cada folha de massa filo com esta mistura líquida e sobreponha-as. Reserve parte dessa mistura para cobrir os rolinhos. Corte as folhas de massa filo sobrepostas ao meio. Coloque o recheio em todo o comprimento da superfície de cada metade das três folhas de massa filo sobrepostas. Enrole cada metade no sentido da largura. Vai obter dois rolos. Corte porções com cerca de 10-12 centímetros e coloque os rolos num tabuleiro untado com óleo. Cubra os rolos com o resto da mistura líquida. Pincele-os com uma gema de ovo batida. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 175º durante cerca de 40 minutos ou até estarem crocantes e dourados.

3 comentários:

risonha disse...

é o que eu digo: este blog está melhor a cada dia que passa... mais uma receita simples que deve ficar fantástica.

Anónimo disse...

ola lidia.......

È um pouco parecida com uma receita que faço com canelones ou tirasde lasanha enroladas, com recheio de espinafres e queijo fresco.
Há também uma versao grega desta receita, mas com massa diferente. E que também leva queijo.
De qualquer das maneiras, acho que é uma receita formidavel para as crianças que não gostam de legumes.
Assim, os espinafres que a principio lhes parecem antipaticos, têm outro sabor.......
Continuação das boas festas
SAO

Fay van Gelder disse...

Oi Lídia, compartilho a opinião da São, faço uma versão Grega parecida, que as minhas crianças adoram, mas esta aqui não me escapa, já vou copiar :)

Bjo:)