6 de janeiro de 2008

Baklava de Beypazarı (Beypazarı Baklavası)

Beypazarı é uma vila da província de Ancara localizada a cerca de 100 quilómetros do centro da capital da Turquia. Passear pelas ruas de Beypazarı é uma descoberta constante de novos sabores. Uma das suas iguarias mais típicas é a baklava de 80 camadas (seksen katlı Beypazarı baklavası). Trata-se de baklava confeccionada com 80 folhas de massa filo muito fina e com recheio de nozes. O facto de ter tantas camadas de massa sobrepostas contribui para um sabor único, mas sempre delicioso.









10 comentários:

Anónimo disse...

OlaLidia,

Espero que esse 2008 tenha entrado bem.
Bom, sobre baklava...um dos meus sabores de infância, na minha terra, passava por umas senhoras gregas, que a faziam. Com recheio de nozes, ou pistacios e ate de caju.
Só que, ou não "molhavam" tanto, ou não punham calda quase nemhuma. Porque um dos meus grandes problemas com estes doces, é a calda, que se torna enjoativa...e sendo eu para mais, diabética, é complicado..
Só me lembro que as baklava dessas senhoras era mais seca, muitissimo saborosas. Pode-se modificar a receita, não pondo a calda, ou nao usando tanta?

Jinhos,
SAO

Elvira disse...

Sou literalmente doída por baklava! Quando vivia em França, costumava comê-los nas tascas turcas. Há muitas em Paris...

Um destes dias, tenho de ir até aí. :-)

Beijinhos.

Nysa disse...

adoro baklava.. assim fresquinha com um pouco de natas... mesmo sendo enjoativo comia aí uns 2 coisinhos desses :-)

Marizé disse...

Lidia, isso é delicioso!!!

Beijocas

turbolenta disse...

Por acaso nunca comi. Mas o aspecto é óptimo.Talvez coma um destes dias quando for a Paris.
beijinhos
bom ano

Fay van Gelder disse...

Olá amiga Lídia,
Eu estou em contemplação e adoração.
Como eu adoro isto, mas depois das Festas só mesmo em adoração nada mais de doces.

Já tive oportunidade de te dizer que é um dos meus doces favoritos :) acompanhado com uma bola de gelado ou natas batidas, meu Deus é dos Deuses :)

Kiss amiga e Boa Semana para ti:)

Lídia Lopes disse...

Olá São,
Espero também que tenha entrado bem no Novo Ano! Pode reduzir ao açúcar de acordo com o seu gosto. E, sendo diabética, aconselho-a a utilizar adoçante em vez de açúcar. Aqui na Turquia também vendem baklava para diabéticos feita com adoçante. Cheguei a dizer-lhe que a frutose não seria indicada para diabéticos, mas trata-se também de um adoçante tolerado por diabéticos. No entanto, não se deve abusar também dos adoçantes porque têm alguns efeitos secundários. Bem, mas também não sou especiailista :). Pode modificar a receita reduzindo ao açúcar. Por exemplo, esta baklava de Beypazarı é diferente porque, como tem muitas camadas de massa, acaba por absorver menos o açúcar e fica mais seca. Pode também aumentar a quantidade de folhas de massa... Hei-de publicar também a receita desta baklava. Existem imensas variedades, e também com pistácios... No entanto, a baklava é mesmo assim: doce, doce... Para consumir com muita moderação :) Publicarei mais receitas de baklava e de muitas outras variedades semelhantes e talvez encontre uma versão mais à sua medida.
Beijos e óptimo Ano!

Lídia Lopes disse...

Elvira,
Fico então à sua espera :)
Beijinhos

Nysa e Miss Slim,

Também gosto muito de baklava com natas turcas (kaymak), ou seja, natas batidas sem açúcar. Ficam deliciosas com qualquer um dos doces turcos que levam calda,porque "quebram" um pouco o doce. Uma delícia!

Obrigada a todas!

Isabel Salvador disse...

k maravilha..........ui ui deves er mesmo muito bom.....bjokaas

Anónimo disse...

Lídia, depois de muito tempo consigo vir até aqui e te desejar um Feliz 2008! Que bom que agora podes ver meu blog no Wordpress!
Este doce é uma loucura, um dos meus preferidos, mas com 80 andares deve ser uma maravilha!!!
Hummmmmmm, vou ter que procurar algum por aqui...
Um beijo grande!
www.mangiachetefabene.wordpress.com