24 de janeiro de 2008

Frango Tandir (Tavuk Tandır)



Para 2-3 pessoas

1/2 frango (com osso e com pele) * 1 cebola grande * sumo de 1/2 limão * sal * pimenta preta * 1 colher de sopa de tomilho seco

Corte a metade do frango ao meio, de forma a obter dois pedaços (parte do peito e parte da perna), preservando os ossos e a pele. Tempere o frango com sal e pimenta preta. Coloque os dois pedaços de frango num tacho largo com a pele voltada para baixo. Salteie levemente, em lume médio a forte, durante cerca de dois minutos. Cubra o frango na totalidade com água. Adicione uma cebola inteira descascada e esprema o sumo de meio limão. Tempere com um pouco mais de sal, pimenta preta e com o tomilho. Reduza o lume e cubra o tacho, mas não na totalidade (ligeiramente entreaberto). Cozinhe em lume brando durante duas horas. Passado esse tempo, aumente o lume para médio, cubra o tacho na totalidade e cozinhe até a água evaporar na totalidade (cerca de uma hora). Durante o processo de cozedura, é importante manter sempre o frango com a pele virada para baixo.

O frango, cozinhado desta forma, fica extremamente macio e saboroso. Além disso, é uma opção saudável, uma vez que é cozinhado unicamente na sua própria gordura. No fim da cozedura, a pele do frango está praticamente derretida e o frango quase não apresenta pele.

9 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem..delicoso..

Livre De Castello...

Migas disse...

Lídia! Quanto tempo! Espero que as tuas festas aí na Turquia tenham sido muito felizes! :o)
Este frango está realmente uma perdição mas, é daqueles pratos a ser programado. Duas horas é criminoso, quando se chega a casa tarde, né?

Beijinhos

Marizé disse...

Pelo menos uma vez por semana cozinho frango, um destes dias vou experimentar esta técnica.

Obrigada amiga.

Beijocas

Fay van Gelder disse...

Olá Lídia, eu cozinho muito ao vapor, mas o que faço diferente é retirar a pele, é que já estou tão habituada a não comer a pele, que já não consigo.

Mais uma para experimentar, mas sem a pele :)

Bjoca:)

risonha disse...

que maravilha Lídia... deve ficar muito bom
e se acompanhar com o teu pilaf de bulgur deve ser uma refeição fantástica

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todos!

Miss Slim :),

Eu também nunca como pele de frango e nesta receita também não o faço. Nesta receita é importante manter a pele do frango para servir de gordura durante a cozedura. No final, a pele do frango vai estar totalmente derretida e a gordura fica no fundo do tacho. Se houver algum vestígio de pele é só retirar. Se for cozinhado sem a pele fica com um sabor diferente, mais semelhante ao frango cozido. Cozinhado desta forma parece frango assado.

Beijos

Anónimo disse...

I tried this recipe and must say that I really liked it! Very good indeed!

Nani disse...

Hummm que esse franquinho tá com uma cara boa!
Ah! Esqueci ed falar no comentári oabaixo sobre as cenouras negras, é uma pena que se elas viessem pra cá estragavam!

Adriana disse...

Outra delicia fantástica...hum!!Pena que ainda não há meio de sentirmos o aroma pela internet.