26 de janeiro de 2008

Tortilha de Acelgas (Pezik Mücveri)

Tortilha de Acelgas (Pezik Mücveri)

Esta é uma receita deliciosa típica da região do Mar Negro.

Para 4-6 pessoas

1 ramo (cerca de 500-750 g) de acelgas * 1 cebola * 2 ovos * 1 colher de sopa de farinha * 2 copos de arroz cozido * hortelã seca * pimenta preta * sal * azeite para fritar

Lave as acelgas, corte os talos mais grossos e corte em juliana. Cozinhe durante cerca de dois minutos. Escorra a água e reserve. Num recipiente, misture os ovos, a farinha, a cebola picada, o arroz cozido e todos os temperos. Adicione as acelgas e misture bem. Coloque azeite numa frigideira anti-aderente larga. A frigideira deverá ficar totalmente coberta com azeite. Coloque a mistura em toda a área da frigideira. Cozinhe em lume brando, um dos lados, durante cerca de dez minutos. Quando achar que esse lado já está suficientemente cozido, proceda à cozedura do outro lado da mistura. Para tal, deverá utilizar um prato com o mesmo diâmetro da frigideira ou superior. Coloque o prato sobre a frigideira e vire a frigideira ao contrário de forma a que a mistura caia sobre o prato. Coloque o lado que ainda não foi cozinhado novamente na frigideira. Cozinhe durante cerca de dez minutos em lume brando até cozinhar esse lado. Deixe arrefecer um pouco, certifique-se de que todos os lados estão descolados da frigideira e passe para um prato de servir. Sirva cortada às fatias.

3 comentários:

risonha disse...

uma vez mais uma receita que prima pela originalidade
parabéns lídia

Anónimo disse...

Mas pode-se substituir as folhas de beterraba por por exemplo, espinafre, rama de cenoura....?
Acho curiosa a aplicação das folhas de beterraba, que aqui nao sao usadas nem aparecem no mercado...as beterrabas nao trazem folhas.
Eu costumo fazer tambem com courgette e em vez de arroz, é com batata aos palitos ou cubos.
a hortelã, suponho que a fresca dá tambem, nao? è que tenho dessa no canteiro.
:)jinhos
SAO

Lídia Lopes disse...

Obrigada Risonha e São :)

São,

Esta receita é feita com folhas de beterraba, mas pode experimentar fazer com espinafres, couve, grelos... Ainda não experimentei, mas deve resultar muito bem também. Eu descobri as folhas de beterraba aqui, uma vez que em Portugal não há. Aqui, por exemplo, não vendem grelos... A hortelã fresca também dá, mas o paladar é diferente, mais intenso. A hortelã seca é muito comum na Turquia.

Beijos :)