8 de fevereiro de 2008

Doce de Noé (Aşure)


Este doce tradicional, chamado Aşure ou Doce de Noé, marcou o mês de Muharrem que está a chegar ao fim. Apresento agora a sua versão mais comum e tradicional. 

Para 3-4 pessoas 

1/2 copo de trigo em grão * 1/2 copo de feijão branco cozido * 1/2 copo de grão-de-bico cozido * 3/4 copo de açúcar * 8 copos de água * 5 alperces secos * 5 figos secos * 1/4 copo de sultanas 

Guarnição: 3 colheres de sopa de nozes picadas 

Corte os figos e os alperces em pedaços muito pequenos e coloque-os de molho em água morna juntamente com as sultanas. Coloque o trigo num tacho grande juntamente com quatro copos de água. Leve a lume forte até ferver. Quando ferver, mude para lume médio e cozinhe durante cerca de 30 minutos. Tenha sempre o cuidado de verificar se a água não evaporou, e adicione mais água se for necessário. Acrescente o grão, o feijão, os frutos secos, o açúcar e quatro copos de água. Cozinhe durante cerca de 45 minutos em lume médio. Mexa ocasionalmente e verifique se é necessário adicionar mais água. Coloque em taças individuais e deixe arrefecer. Decore com nozes picadas na altura de servir.

6 comentários:

Marizé disse...

Adoro receitas doces com leguminosas.

Já tomei nota desta.

Beijocas e bom fim de semana

Migas disse...

Hummm...o aspecto está delicioso Lídia! E eu até gosto dos nossos doces portugueses com leguminosas (pasteis de feijão ou grão). Contudo, desde que provei uma sobremesa coreana de feijão e chocolate, fiquei a ter uma visão diferente dos doces com leguminosas. Não é que parecia que eu estava a comer mesmo, um iogurte com sabor a feijão e cor de chocolate? Blac!! Agora este teu docinho, eu até era capaz de experimentar se me oferecesses uma dessas tacinhas! :o)

Beijo

Fabrícia disse...

Lídia que interessante...muito diferente. O que são sultanas?
Bjcas para ti.

Adriana disse...

Como fazer regime lendo o blog de vocês?

risonha disse...

tenho que ir á ervanária comprar o tal de trigo em grão... esta receita parece-me óptima

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todas pelos comentários.

Fabrícia,
Sultanas são uvas brancas secas sem grainha.