27 de fevereiro de 2008

Douradas Grelhadas com Molho de Limão (Adana Soslu Çipura)



Esta é uma receita de Adana, uma cidade e capital de província localizada no sul da Turquia, junto ao Mar Mediterrâneo.

Para 2 pessoas

2 douradas * 1 cebola * sal * pimenta preta * 1 colher de sopa de azeite

Para o molho:

sumo de 1 limão * 3 dentes de alho * 2 colheres de sopa de azeite * pimenta preta * 1/2 colher de café de cominhos * 1/2 colher de café de pimenta vermelha * sal

O ideal será grelhar as douradas na brasa ou num grelhador. Se tal não for possível, grelhe-as no forno. Pincele um tabuleiro com azeite e coloque as douradas no tabuleiro. Tempere-as com sal e pimenta preta e asse-as à temperatura de cerca de 250º durante cerca de 20 minutos. Passados cerca de dez minutos do tempo de cozedura, cubra as douradas com cebola cortada às rodelas e coloque-as novamente no forno durante mais dez minutos. Mude para a posição de grelhador durante cerca de cinco minutos e desligue o forno. Prepare o molho. Esprema o sumo de um limão e misture-o com o azeite, os alhos picados, o sal e as especiarias. Coloque as douradas numa travessa e cubra-as com o molho. Acompanhe com salada.

Na Turquia o peixe costuma ser acompanhado com salada, e só consta nas ementas de restaurantes que se dedicam exclusivamente à confecção de pratos de peixe, salvo raras excepções. Esses restaurantes abundam principalmente nas cidades e vilas da extensa costa da Turquia banhada por três grandes mares: Mediterrâneo, Egeu e Negro.

7 comentários:

Marizé disse...

Adoro douradas.
Na próxima época de grelhados ao ar livre vou experimentar esta receita com esse molho bem aromático.

Beijocas

Fabrícia disse...

Lídia cada vez que passo por aqui sinto que preciso ir até a Turquia.....
Bjcas e um lindo dia.

Anónimo disse...

Lidia mais uma receita deliciosa, parece delicioso com esse molho de limão.. bjs nanda vale

risonha disse...

Peixe é uma coisa que eu gosto sempre de comer... e com esse molho de limão deve ficar delicioso.

Luciana Macêdo disse...

Peixe simples que faz a diferença com este molho especial. Parece ótimo.
Bjs!

Anónimo disse...

Olá Lidia!Adoro peixe grelhado,como várias vezes.A semana passada foi bacalhau grelhado e os nossos pais gostaram.Também fiz uma sobremesa que tens no blogue,a torta de cenoura.Beijinhos da irmã Cinda.

Lídia Lopes disse...

Olá Cinda,
Acho que vou grelhar a última porção de bacalhau que tenho estado a guardar :) Espero que tenham gostado da torta de cenoura! Beijos e abraços :)