24 de fevereiro de 2008

Grão-de-Bico Tostado (Leblebi)



O grão-de-bico tostado é um aperitivo muito popular na Turquia, consumido desde o Império Otomano. É conhecido na Anatólia há vários séculos e foi depois introduzido pelos Turcos no norte de África, Médio Oriente, Europa, e em alguns países asiáticos. O mais popular é o grão-de-bico descascado ou amarelo (sarı leblebi), que pode ser tostado simples ou com especiarias e sal. O leblebi descascado ou branco (beyaz leblebi) também é consumido, para além de outras variedades, nomeadamente com cobertura de açúcar de diversas cores, e com cobertura de chocolate. As leblebi mais famosas são as produzidas na província de Çorum.



Na Turquia é produzido e exportado um número significativo de leblebi. As regiões que mais se destacam na sua produção são: Denizli (Tavas), Kütahya (Tavşanlı), Çorum e Gaziantep, e os métodos de preparação apresentam variações nas diferentes regiões.

9 comentários:

Anónimo disse...

Ola Lidia,

Sim , esse grao, eu conheço, comia muito na minha terra, mas engraçado, pensava ser de origem Indiana, pois eles na sua culinária, têm imensos snacks feitos com graos tostados,muito bons e nutritivos.
Desta vez, sem fazer, posso dizer que é bom
;)SAO

Fabrícia disse...

Um luxo...que o diga Fatih Mehmet.... Na Tunísia existe um prato muito popular à base de grão-de-bico chamado de Lebleb....uma delícia.
Bjcas.

Marizé disse...

O grão frito eu conheço e simplesmente adoro.

O grão tostado não conhecia, é no forno?

Beijocas

Anónimo disse...

Interessante ( par variar!).Como seria alguma receita ?

Nani disse...

Concordo com o Eduardo, mas uma interessante!
Beijos

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todos!

São, refere-se a Portugal, quando diz que costumava comer este snack?

Já encontrei este snack à venda numa grande superfície em Portugal, mas o sabor não se compara ao do leblebi turco. O que comprei em Portugal tinha sido tostado há muito tempo. Aqui é vendido acabado de tostar ou tostado há muito pouco tempo. Às vezes ainda está quentinho. Uma delícia!

Fabrícia,
Sim, na Tunísia chamam leblebi ao grão-de-bico comum, sem ser tostado. Não é? Aqui também há muitos pratos com grão-de-bico deliciosos. Na Turquia, o grão-de-bico é chamado "nohut", e leblebi é o grão-de-bico tostado.

Marizé,
O leblebi é comprado já tostado. O processo é elaborado e são utilizadas máquinas especiais.

Nani e Eduardo,

Existem muitas receitas turcas com grão-de-bico comum, sem ser tostado. As receitas com a versão tostada utilizam a farinha de leblebi. Ou seja, o grão tostado moído. Apresentarei algumas receitas em breve.

Beijos :)

Fay van Gelder disse...

Oi Lidia :)

Maravilha :) gosto e muito :)

Bjo:)

turbolenta disse...

Manifesto a minha total ignorância. Desconhecia por completo. É engraçado como, os mesmos produtos têm uma utilização tão diferente de país para país.
bom resto de semana

Anónimo disse...

Oi Lidia,

Nao, nao me refiro a Portugal. Refiro-me a minha terra natal, Moçambique. E lá, comia-se por influências árabes e Indianas.
Fazemos alguns pratos salgados e doces em que usamos a farinha de grão, tambem conhecida por besan flour ou farinha de besan.Com gosto e aroma muito especial.

Jinhos,
SAO