26 de fevereiro de 2008

Massa Artesanal Turca (Erişte)



O fabrico artesanal de massa faz parte das tradições gastronómicas e culturais da Turquia, sendo um costume ainda bem presente, principalmente nas aldeias. Com a deslocação maciça de grande parte da população das aldeias para as grandes cidades, mantêm-se muitas tradições mesmo nas grandes metrópoles, entre elas o fabrico desta massa. Para além da massa, é costume fazer-se pickles, pasta de pimentão e pasta de tomate, compotas e até uma sopa seca muito famosa na Turquia (tarhana), talvez a primeira sopa instantânea do mundo.

Existem várias receitas de erişte, de acordo com a tradição familiar e local. A erişte pode ser simples ou pode ter adição de espinafres, tomate ou urtigas.

Uma das possíveis formas de preparação de erişte é a seguinte:

50 ml de leite * 2 ovos * 4 copos de água * farinha q.b. * sal

Bata muito bem o leite com os ovos. Coloque água num recipiente e vá adicionando a farinha até obter uma massa seca e moldável com as mãos. Abra um buraco no centro e coloque lá dentro a mistura do leite com ovos. Adicione o sal e amasse bem com as mãos. Divida a massa em duas porções e cubra-as com um pano húmido. Deixe repousar durante uma hora. Estenda a massa até obter 0,5 centímetros de espessura. Corte pequenas tiras de massa com uma faca. Disponha as tiras num tabuleiro e leve ao forno, a 200º, até tostarem um pouco. Deixe arrefecer. Armazene num saco de pano ou num frasco de vidro num local fresco e seco.



A massa erişte retratada nas fotografias foi trazida de uma aldeia da vila de Kangal localizada na província de Sivas, no leste da Turquia. A título de curiosidade, a vila de Kangal é famosa por dar nome a uma raça de cães: o cão de Kangal.

5 comentários:

Marizé disse...

Com leite?! Que interessante, fico a aguardar as receitas com a anciedade do costume.

Beijocas

Fabrícia disse...

Não consigo mais parar de vir aqui....meu encantamento com a cozinha turca aumenta a cada dia....
Bjcas.

Nysa disse...

e o sabor da massa é parecida à massa comum??? beijocas

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todas!

Nysa,

O sabor é especial sem ser extremamente diferente. No entanto, é diferente. Vale a pena fazer para experimentar :)

Anónimo disse...

lídia, que interessante,essa massa ser assim.No seu blog estamos sempre a aprender,e tem sido uma descoberta muito enriquecedora para mim,a da cozinha turca..Obrigado pela partilha de saberes e sabores..beijinhos nanda vale