20 de fevereiro de 2008

Sumos Naturais






Ponto de venda de sumos naturais no centro de Ancara.

Os sumos naturais mais consumidos na Turquia são os sumos de laranja, de laranja com toranja, de cenoura, de romã e de romã com laranja.

9 comentários:

Anónimo disse...

Lidia, muito curioso. Qual é e quanto vale a moeda turca ?
E cada vez que passo aqui fico surpreso com a simplicidade e com a qualidade da comida Turca !

Anónimo disse...

Sou da opinião do Eduardo...
Lidia, se puderes, elucida-me....Na Turquia, vive-se comparativamente com Portugal, em que nivel?
Outra coisa: acho que há uma maior apetencia por legumes e frutos que por carnes. Será?

Pessoalmente, acho a comida portuguesa (talvez por a ela nao ser muito habituada), muito pesada, especialmente aqui na zona norte do País. Comem-se sarrabulhos e feijoadas em pleno Verão. Aí, constato, que apesar da carne, as comidas feitas com ela, são bem mais leves.
E sobre peixe? Há poucas receitas..comparando com as de carne..
e gostaria de pedir se tal fosse possivel, sujestoes de ementas, tanto de pequenos almoços,almoços e ate jantares...coisas simples, para quem trabalha todo o dia. Sei que a Lidia já publicou algures, mas perdi a data da publicação e além disso, gostaria de saber mais.
Estou a pensar num futuro que espero breve, poder ir até ai...setria uma maravilha e já poderia comprar muita coisa que vou lendo e aqui não encontro. Beijinho.

SAO

Fabrícia disse...

Lindo demais.....se pudesse passava o dia numa feirinha assim.
Bjcas.

Fay van Gelder disse...

Lindo amiga:)

Adoro estas feirinhas :)

Bjo:)

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todos.

Fabricia e Miss Slim,

Não se trata de uma feira. Pensei que se via bem na primeira imagem :) É uma loja especializada na venda de sumos naturais, localizada no centro de Ancara. Todos esses frutos estão dispostos à porta do estabelecimento.

São e Eduardo,

A moeda turca é a lira turca e o seu valor oscila constantemente. Uma lira turca, neste momento (hoje) vale 0,83 dólares ou 0,57 euros. O mesmo ser´dizer que 1 dólar corresponde a 1,20 liras e 1 euro corresponde a 1,74 liras. Portanto, um sumo de romã (nar suyu, na imagem) custa cerca de 1,50 euros.

São,

O salário minímo na Turquia é cerca de 270 euros. No entanto, os preços são relativamente altos comparativamente aos salários. Existem mesmo alguns produtos mais caros ou de valor muito semelhante aos vendidos em Portugal. Os preços de facto mais baixos são os dos frutos e legumes durante o seu pico de produção. Sim, de facto abundam pratos com legumes e com pouca quantidade de carne. Principalmente no Verão os pratos são muito leves. O peixe está muito menos presente na dieta turca, principalmente nas zonas do interior. As receitas com peixe são muito simples. O peixe costuma ser grelhado ou frito e é sempre servido com salada. Os Turcos, contrariamente aos Portugueses, consideram-no "forte" e não o servem com acompanhamento. O Inverno é a altura do ano em que o peixe abunda mais e é mais barato. Existem famílias turcas que raramente consomem peixe durante todo o ano. No entanto, no Inverno consomem bastante as anchovas do Mar Negro, de que já falei aqui. Esse é o peixe "rei" do Mar Negro. Geralmente existem restaurantes específicos que só servem peixe. A maior parte das receitas que tenho publicado são receitas caseiras que não estão disponíveis em muitos restaurantes. A maior parte dos restaurante oferecem kebap, köfte, pides, lahmacun... Para consumir a comida caseira deverá procurar restaurantes especializados em "ev yemekleri". Desenvolverei mais estes temas em futuros posts e tentarei aconselhar restaurantes. Publicarei também mais receitas de peixe e darei conta dos principais pratos servidos nos restaurantes. A cozinha turca não tem fim. Existem ainda imensas receitas para publicar e não sei se alguma vez poderei dizer que já as publiquei todas. A cozinha turca é uma constante descoberta e influenciou a dieta de muitos países que fizeram parte do Império Otomano. O pequeno-almoço turco é muito interessante. Também penso publicar um post sobre o pequeno-almoço turco. Tentarei publicar posts sobre as questões que colocou. Já publiquei sugestões de menu, mas publicarei mais. Encontra aqui as sugestões que já publiquei. Na barra lateral o link está designado por "propostas de menu".
Sinta-se à vontade para fazer todas as perguntas :)
Beijos

Anónimo disse...

Lidia....
muito obrigada.
Fico entao á espera.
Espanta-me é o salário minimo ser tao baixo, e no entanto os preços dos bens comestiveis quase ao preço dos de cá.....nao sei como se arranjam, mas cada povo arranjará maneira de sobreviver, não?
:)jinhos

SAO ALVES

Anónimo disse...

Lídia, Kebap eu conheço, aqui no Brasil temos algumas "kebaberias" (aqui se chama kebab). Mas o que são exatamente pides, lahmacun e köfte?

Lídia Lopes disse...

Valéria,

As pide são parecidas com as pizzas. São cozidas em forno a lenha e podem ter formato oval ou redondo assim como diversos recheios. O lahmacun é uma espécie de crepe crocante cozido em forno a lenha e com recheio de carne picada. Come-se enrolado com salsa e regado com sumo de limão. Köfte são bolinhos que podem ser de carne picada (tipo hamburguéres), bulgur, lentilhas, batatas...
Já falei de todas estas especialidades no blogue. Encontra na barra lateral deste blogue links com explicações e receitas de cada uma destas especialidades turcas.

Fay van Gelder disse...

Lidia, na primeira vez parecia mesmo uma feirinha, mas realmente agora olhado novamente é mesmo uma loja especializada na venda de sumos naturais, localizada no centro de Ancara , Ilusão óptima , minha amiga :)