18 de março de 2008

Batata Recheada (Kumpir)


Karışık Kumpir.

Apesar de também importar alguma fast-food essencialmente americana, a Turquia tem a sua própria fast-food, que é muito variada e interessante. Um dos maiores exemplos é o kumpir. Trata-se de uma batata grande que é previamente assada com a casca num forno especial. Depois, é aberta no sentido longitudinal e é recheada. Primeiro a polpa da batata é amassada e misturada com manteiga para se obter um puré suculento. Depois, começa o processo de recheio, para o qual existem diversas opções. Os ingredientes geralmente disponíveis são: salada russa, milho cozido, ervilhas cozidas, salsichas aos bocadinhos, queijo kaşar ralado, pickles de pepino picados, frango cozido desfiado, cogumelos cozidos laminados, azeitonas laminadas... Tudo rematado com ketchup e maionese.


Kumpir com Cogumelos e Frango (Mantarlı ve Tavuklu Kumpir).

Existem casas especializadas em Kumpir que têm um menu que pode ter dez ou mais variedades de kumpir. Ou seja, os ingredientes que referi acima e outros são combinados de forma diferente, e dão origem a várias opções de Kumpir. Existe ainda um tipo de Kumpir que é composto por um pouco de cada ingrediente, o que resulta num mega recheio (Karışık Kumpir).


Sim Kumpir, Ancara. Fevereiro 2008.

10 comentários:

risonha disse...

Lídia, eu já tenho dito que não sou muito fã de batatas, mas estas são demais... se for á Turquia algum dia quero provar esta fast-food.. quero mesmo!

turbolenta disse...

Pelo menos esta é fast-food diferente da que temos por aqui.Confesso não apreciar demasiado este tipo de comida, mas fiquei com curiosidade nestas batatas recheadas
boa Páscoa.
bjs

Fay van Gelder disse...

Lídia, pelo menos o vosso fast-food é bem mais saudavél:)

Bjo:)

Luciana Macêdo disse...

Batatas não faltam na minha cozinha e recheá-las é sempre uma nova surpresa. Gosto de prepará-las.
Aqui também temos um fast-food que serve estas batatas grandes com diversos recheios, não me lembro o nome.
Bjs!

Anónimo disse...

Lidia...

Estou agora mesmo com a outra versao no forno.
~Daqui a pouco, janta-se.....

Depois conto que tal, mas parece divinal...a filhote esta a cuidar dos remates,heheh

Jinhos,
SAO

Nysa disse...

gosto muito da batata cozinhada assim :-) aqui há muitos restaurantes com essa comida, por isso conheco. mas a versao turca ainda nao provei - parece-me muito bem!

Anónimo disse...

Mr.Kumpir Katalog: http://www.mrkumpir.com/pdf/MrKumpirENG.pdf

www.mrkumpir.com

Anónimo disse...

Lidia,

venho dar noticias.......

A minha filhota, que nao sai á mae e nao gosta da cozinha, adorou o fast food, quer fazer este prato para sexta, para o jantardo irmão e já anda a improvisar recheios....
Agora diz que quer comprar super batatas...para rechear.
E pergunta qual o forno especial.se pode ser o normal, da cozinha.......
Jinhos,
SAO

Lídia Lopes disse...

São,

Que bom que gostaram :) Falei em forno especial porque eles costumam ser todos iguais e parece haver um tipo específico. Acho que funciona da mesma maneira colocar as batatas num forno comum. É como assar batatas a murro. É só colocá-las no forno e grelhá-las com a casca. Depois, abrem-se ao meio e recheiam-se como expliquei. Fico contente por a sua filha ter gostado e ter ficado tão entusiasmada. Sempre achei esta especialidade muito original e interessante. Espero que corra bem a versão original e, se quiser contar como correu vou adorar saber!
Beijinhos e obrigada por partilhar :)

Unknown disse...

Olá Lidia...
Gostaria de saber se a oriegm da Batata recheada é turca...estou fazendo uma pesquisa onde tenho que saber a origem de alguns pratos e nesse entra a batata recheada. Se puder se ajudar ficaria muito grata. E que linda batata...o sabor deve ser melhor ainda.