24 de março de 2008

Güveç de Beypazarı (Beypazarı Güveci)

Beypazarı é uma vila muito bonita e acolhedora localizada a cerca de de 100 quilómetros do centro de Ancara. A sua gastronomia é deliciosa, pontuada nomeadamente pela incontornável Baklava de Oitenta Andares (Seksen Katlı Beypazarı Baklavası), mas também pelo tradicional Güveç de Beypazarı (Beypazarı Güveci), entre várias outras iguarias que irei revelando.

Güveç de Beypazarı
Güveç de Vitela (Kuşbaşı Etli Beypazarı Güveci)

O güveç é um prato tradicional turco feito numa caçarola de barro. Apresenta variantes na sua confecção conforme a região e os ingredientes utilizados. O güveç de Beypazarı pode ser vegetariano (Sebzeli Beypazarı Güveci) ou com carne. Nesta altura os restaurantes de Beypazarı não servem o güveç de legumes porque ainda não é época do quiabo. O güveç com carne pode ser feito com frango (Tavuk Etli Beypazarı Güveci), com vitela (Kuşbaşı Etli Beypazarı Güveci) ou com borrego (Kuzu Etli Beypazarı Güveci).

Pimenta vermelha
Os flocos de pimenta vermelha estão sempre na mesa de qualquer restaurante.

O güveç de Beypazarı, ou qualquer outro prato de carne, combina na perfeição com ayran, que é ainda mais saboroso e único se for artesanal: o yayık ayran. Beypazarı também produz uma das mais famosas águas minerais da Turquia. O ayran misturado com um pouco de água mineral é extremamente refrescante.

Yayık ayran e água de Beypazarı
Yayık ayran e água mineral de Beypazarı.

O restaurante Tarih Taş Mekthep, em Beypazarı, foi eleito o restaurante que faz o segundo melhor güveç de toda a Turquia. Os restaurantes de Beypazarı praticam preços bastante convidativos tabelados pela Câmara Municipal. Desta forma, todos os pratos servidos em cada restaurante de Beypazarı apresentam os mesmos preços.

Restaurante Tarih Taş Mekthep, Beypazarı, Ancara. Março 2008.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom, Lidia, vou ficar expectante a esperar essas receitas..e por favor tambem kero a versao vegetariana.
Quanto á bebida de iogurt, é igualzinha ao Lassi indiano que faço muita vez, pode ate acrescentar-se cominho moido e torrado na ocasiao, polpa de manga,etc.
È optimo e muito refrescante, posso comprovar.
Jinhos,

SAO

Lídia Lopes disse...

São,
Publicarei receitas de güveç. Existem vários tipos e o de Beypazarı é um deles. Fiquei curiosa com o lassi indiano. Deve ser muito bom :)

Beijos

Fay van Gelder disse...

Oi amiga, que saudades que senti ao ver estas tuas imagens :)

Bjo:)