12 de março de 2008

Moussaka de Beringela (Patlıcan Musakka)

A moussaka é um prato tradicional da Turquia, mas também da Grécia, Bulgária, Roménia, Arménia, entre outros países do Médio Oriente e Balcãs. A palavra moussaka é de origem árabe e a receita terá provavelmente essa origem, tendo alastrado para os outros países durante o Império Otomano.
Apesar da fonética do nome se manter nos diversos países onde é tradicional, existem diferenças em cada país na forma de a confeccionar. Contrariamente ao que acontece, por exemplo, com a versão grega, a moussaka turca mantém as semelhanças com a moussaka árabe.

Moussaka de Beringela (Patlıcan Musakka)

Para 4 pessoas

250 g de carne de vaca ou de vitela picada * 3 beringelas * 1 batata grande * 1 cebola * 1 dente de alho * 2 pimentos verdes * 1 tomate grande * 1 colher de sopa de polpa de tomate * sal * 2 colheres de sopa de azeite * óleo para fritar * 50 ml de água * pimenta vermelha

Descasque a batata e as beringelas e corte-as em cubos pequenos. Ponha a beringela num recipiente com água e sal durante 15 minutos. Frite as batatas. Escorra bem a beringela e frite-a também. Escorra a gordura das batatas e da beringela numa toalha de papel absorvente. Disponha as batatas e a beringela num recipiente próprio para ir ao forno. Pique a cebola e o alho finamente. Corte os pimentos e o tomate em cubos pequenos. Leve ao lume a cebola, o alho, os pimentos, o tomate, a polpa de tomate e a carne picada com um pouco de azeite. Tempere com sal e pimenta vermelha. Acrescente um pouco de água e cozinhe durante cerca de 15 minutos. Coloque esta mistura sobre as batatas e beringela. Cozinhe no forno a 200º durante cerca de 15 minutos. Sirva quente.

10 comentários:

Anónimo disse...

Lidia,

Costumo fazer a moussaka, mas com o recheio ou na casca da beringela ou esta ás rodelas, mas sem batata.
E leva molho béchamel por cima.
Esta, é mais simples, mas parece deliciosa.
Como tenho sempre beringela em casa, vou fazer amanha , mas experimentando com soja granulada miuda e chouriço de soja picado.
DEpois conto como ficou.
Jinhos, SAO

Nysa disse...

adoro moussaka... este nao leva o molho bechamel e por isso deve ter menos calorias! receita apontada. beijocas

Fabrícia disse...

Lídia querida.....acho que me apaixonei perdidamente pela Turquia......que encanto.
Bjcas.
como diz beijo em turco?

Marizé disse...

Adorei esta receita, deliciosa e descomplicada.

Beijocas

risonha disse...

eu nunca comi moussaka, mas tenho muita vontade de provar.
esta que leva beringela, que é um legume que eu adoro, deve ficar deliciosa.

Migas disse...

Nunca provei, apesar de andar à muito tempo tentada! :o)

Beijinhos

Lídia Lopes disse...

São,
A moussaka que costuma fazer deve ser ao estilo grego, com molho béchamel. Aqui na Turquia também são muito típicas as beringelas recheadas. Um destes dias publico a receita. De certeza que vai ficar óptima com soja granulada. Também já fiz :) Se vai fazer para o jantar ainda vou a tempo de lhe desejar um óptimo apetite. Espero que goste :)
Beijos

Fabrícia,

Beijo em Turco é "öpücük" :)

Obrigada a todas!

Nani disse...

Eu nunca nem tinha ouvido falar nesse prato, até que outro dia passou no jornal, começou então minha obcessão por essa receita, quero por quero provar e você ainda me faz inveja. rs
Beijos

Beatriz Belliard disse...

adoro moussaka, vou anotar a tua receita !! bjs

Anónimo disse...

Ola Lidia!
Sou brasileira mas moro aqui na Turquia ha 5 meses. Estava tento muita dificuldade para cozinhar as coisas que sei (brasileras) com os ingredientes turcos... nao estava dando certo! Ate que achei o seu site e estou aprendendo muitas delicias! Essa Moussaka eh divina!!!!Nem acredito que consegui preparar!
Muito Obrigada e grande abraço!
Nathalia.