24 de abril de 2008

Amêndoas Verdes (Çağla)

Amêndoas Verdes (Çağla)

As amêndoas verdes costumam aparecer à venda na Turquia entre finais de Março e meados de Abril. São geralmente consumidas com a casca e polvilhadas com sal como forma de quebrar a acidez. Nesta fase de maturação o seu caroço é muito macio e quase inexistente, e o fruto é consumido na totalidade. São ácidas, duras e pouco suculentas, mas são uma iguaria muito apreciada. Também podem ser preparados pratos quentes com amêndoas verdes. O mais conhecido é um estufado de amêndoas verdes (zeytinyaglı çağla).
Não são só as amêndoas que são apreciadas ainda verdes. O mesmo se passa com as ameixas e com os alperces verdes, cuja época já começou.

Ver também: Amêndoa Verde (Çağla)

5 comentários:

Anónimo disse...

Muitissimo interessante este aspecto de cultura turca...quem iria imaginar que se comia amendoa verde, ou urtigas na confecçaõ de pratos?

Sinceramente, nunca tal imaginei e dá vontade de comer estas iguarias...pena é, cá nao se entrarem........

Continue, lidia, por favor. Isto é cultura!
:) SAO

Nysa disse...

interessante! e tu recomendas??? beijocas

Lídia Lopes disse...

SAO,
Já estava com saudades suas :)
Obrigada pelas suas palavras. Sem dúvida que são palavras assim que me motivam a continuar.

Nysa,
Claro que recomendo! Só depois de provar é que cada um sabe se gosta. O paladar é algo extremamente subjectivo. Eu gosto particularmente de batido de amêndoa verde com pekmez ou mel.

Fabrícia disse...

Lídia,
Adoramos amêndoas verdes...por aqui aparecem em meados de julho. Compro aos montes...divina.
Bjs.

Anónimo disse...

Lídia, a cada vez que passo por aqui, aumenta a minha vontade de conhecer a Turquia ( e consequentemente todas estas iguarias). O Cozinha está cada vez melhor e mais informativo. Parabéns !