21 de abril de 2008

Beringelas Recheadas (Patlıcan Dolması)

Beringelas Recheadas (Patlıcan Dolması)

Para 4-6 pessoas

3 beringelas médias * 1/2 copo de arroz * 1 cebola * 1 tomate * 50 g de salsa * 150 g de carne picada * 4 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sobremesa de hortelã seca * pimenta preta * sal * 3/4 copo de água (para cozinhar o recheio)

Molho:

4 dentes de alho * 1 colher de chá de hortelã seca * 1 colher de sopa de pasta de tomate * 1 colher de sopa de azeite * sumo de 1/2 limão

Descasque as beringelas intercaladamente no sentido longitudinal. Corte-as no sentido transversal em duas ou em três partes. Retire-lhes a polpa "escavando-as" com uma colher de café. Coloque-as em água com sal durante cerca de 15 minutos. Salteie a cebola finamente picada no azeite. Adicione o tomate pelado e cortado em pedaços pequenos e os restantes ingredientes do recheio. Cozinhe, em lume brando, até a água evaporar. Recheie as beringelas. Disponha-as num tacho sem as sobrepor. Acrescente um pouco de água, de forma a cobrir o fundo do tacho. Tape o tacho e cozinhe lentamente, em lume brando, durante cerca de 20 minutos. Vá verificando a quantidade de água e acrescente um pouco mais se for necessário. Quando passarem os 20 minutos, verifique novamente a quantidade de água. Misture os ingredientes do molho e acrescente-os à água do cozimento das beringelas. Misture cuidadosamente com uma colher cobrindo as beringelas. Cozinhe durante mais dez minutos e retire do lume.

3 comentários:

Marizé disse...

Mais uma receita de legumes que não me vai escapar.

Bj

Miss Slim disse...

Esta realmente também não me escapa, faço sempre com as ditas cortadinhas ao meio, mas vou experimentar :)

Bjo amiga e tem uma Super Semana :)

risonha disse...

já fiz e publiquei várias versões de beringelas recheadas, mas nunca me lembrei de rechear com arroz.
gostei da ideia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...linkwithin_text='Poderá também gostar de:'