30 de abril de 2008

Gastronomia de Istambul eleita a terceira melhor do mundo

A revista Food & Wine escolheu as dez cidades do mundo com a melhor gastronomia e bebida. Istambul conseguiu um honroso terceiro lugar.

A classificação foi a seguinte: 1. Pequim, 2. Cidade do México, 3. Istambul, 4. Toronto, 5. Los Angeles, 6. Atenas, 7. Boston, 8. São Petersburgo, 9. Tel Aviv, 10. Santiago (Chile).

A revista aconselha vários locais em Istambul: o restaurante Boğaziçi Borsa, a pastelaria especializada em baklava Karaköy Güllüoğlu, e os restaurantes Köşebaşı, Mikla, Müzedechanga, Subaşı e Vogue.
Classifica o restaurante Koşebaşı como clássico e os restaurantes Vogue, Müzedechanga, Böğaziçi Borsa e Mikla como locais mais "pop".

Destaca os cocktails do restaurante Müzedechanga, em particular o de Bergamota, assim como a sua fantástica vista para o Bósforo. O restaurante Boğaziçi Borsa é destacado pela oferta de comida tradicional turca. Já o restaurante Vogue recebe nota de destaque por oferecer uma carta de vinhos com 200 variedades e uma grande diversidade de pratos, com destaque para o rolo crocante de salmão. Em termos de sobremesas é aconselhada a baklava de pistácios (fıstıklı baklava) na pastelaria Karaköy Gülllüoğlu. No que toca ao kebab, é aconselhado o restaurante Köşebaşı.

Restaurante Boğaziçi Borsa - Lütfi Kırdar kongre merkezi - Harbiye, Istambul
Pastelaria especializada em baklava Karaköy Güllüoğlu - Katlı Otopark Altı - Karaköy, Istambul
Restaurante Mikla - Marmara Pera Hotel - Mesrutiyet Caddesi nº 167/185 - Tepebaşı, Istambul
Restaurante Müzedechanga - Sakıp Sabancı Caddesi nº 22 - Emirgan, Istambul
Restaurante Subaşı - Nuruosmaniye Caddesi nº 8 - Çarşıkapı/Beyazıt, Istambul
Restaurante Vogue - Akaretler Süleyman Seba Caddesi 92, 13º andar - Beşiktaş (BJK Plaza), Istambul
Restaurante Köşebaşı - Bronz Sokak nº 5 Maçka - Nişantası - Istambul
O restaurante Köşebaşı possui mais sete filiais em Istambul, e outras tantas espalhadas por Ancara, Izmir, Atenas e São Paulo. A filial de São Paulo (Brasil) localiza-se na seguinte morada: Avenida das Nações Unidas, 12901 - Loja 151 - Espaço E Shopping Nações Unidas - Brooklin, Novo São Paulo

1 comentário:

Fabrícia disse...

Não estou de acordo pois para mim deveria estar na primeira posição....é tanta história, cultura, tradição...muita coisa que surgiu na Turquia... Encantadora.
Bjcas.