7 de maio de 2008

Bolo de Amêndoas Verdes (Çağlalı Kek)

Bolo de Amêndoas Verdes (Çağlalı Kek)
2 copos de amêndoas verdes picadas * 4 ovos * 3/4 copo óleo de girassol * 2 3/4 copos de farinha * 2 copos de açúcar * 1 colher de sopa de fermento * pistácios ralados q.b. para guarnecer

As amêndoas deverão ser lavadas e picadas inteiras com a casca. Em seguida, coloque-as num recipiente grande e misture-as com os ovos e com o óleo. Depois, adicione o açúcar e misture. Finalmente, junte a farinha e o fermento. Misture e coloque numa forma untada e polvilhada e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 50 minutos. Deixe arrefecer, desenforme e decore com pistácios ralados.

Bolo de Amêndoas Verdes (Çağlalı Kek)

Apesar das amêndoas verdes serem ácidas, este bolo não fica nada ácido, pelo contrário, e não denuncia a presença das amêndoas verdes. Ninguém consegue adivinhar qual o ingrediente principal por ser tão discreto. Nesta altura já acabou a época das amêndoas verdes na Turquia, portanto esta receita só poderá ser repetida daqui a um ano.

7 comentários:

Anónimo disse...

Lidia,

Como aqui não há amendoas verdes, pelo menosna minha zona e nesta época, eu poderia fazer com miolo de amendoa normal, triturado?
Eu adoro amendoa e tudo o que seja prato em que ela entre, ate saladas...
jinhos,
SAO

Lídia Lopes disse...

SAO,

Eu acho que sim. A amêndoa verde é um pouco mais húmida, mas é uma questão de experimentar. Acho que esta receita até com cenouras ou beterraba deve ficar boa. Espero que resulte bem!
Beijinhos

Anónimo disse...

hmmmm, vou visitar sempre!!!
Comida gostosa e diferente!

Anónimo disse...

hmm comida gostosa vou visitar sempre@!

Anónimo disse...

Lidia,

Eu fiz a receita, alterando.
Miolo de amendoa sem casac triturado, mas nao na totalidade.
Acrescentei uma parte em cenoura ralada.
Bati as claras em castelo também.
De resto, ficou um bolo grande e muito gostoso.
E faz-sr rápido!

Para quem quiser fazer e nao tiver amendoa verde....aqui esta uma dica.

Jinhos,
SAO

Lídia Lopes disse...

SAO,

Muito obrigada pela dica :)

Ana disse...

Olá, encontrei esta receita por acaso já algum tempo. E pensei em fazer quando encontra-se as tais amêndoas verdes. E como foi o caso este fim de semana de visita a um mini mercado Turco, não hesitei e lá comprei 1 kg.
Mas tenho uma duvida na quantidade de farinha, será possível me esclarecer melhor? (2 3/4 copos, serão mesmo 2 copos +3/4 ? )
Obrigada desde já.