4 de maio de 2008

Maçã Seca (Kuru Elma)

Maçã Seca (Kuru Elma)

Com fatias de maçã secas pode ser preparado um delicioso chá de maçã (elma çayı). As fatias de maçã podem ser secas facilmente em casa recorrendo ao forno ou não.

Para secar maçã no forno, corte fatias de maçã finas e coloque-as no forno a uma temperatura de cerca de 70º, com a porta do forno aberta, durante 30 minutos. Depois desligue o forno, feche a porta, e mantenha as fatias de maçã no seu interior durante 12 horas. Repita a mesma operação três a quatro vezes. Guarde as fatias de maçã em frascos bem fechados em local fresco e seco.

Para secar maçã ao sol, corte fatias de maçã finas e coloque-as sobre um pano em ambiente seco, de preferência junto a uma janela para receberem os raios de sol. Pode ser necessário aguardar várias semanas até secarem completamente. Guarde-as em frascos bem fechados em ambiente fresco e seco.

13 comentários:

www.ifoods.tv disse...

Hi there

I just found your blog and must say it is a good read with excellent design. The pics are what make it so good, always love seeing good food pics! I started as a blogger myself and have just started www.ifoods.tv which is a place for us foodies to swap photos, recipes and cooking videos. I just found that when I was blogging that not enough people were seeing my posts and i wanted to make a place where everybody could find all our great content easily! Check it out and let me know what you think! Make sure to keep up the good work here, have just bookmarked you! Cheers!

claudia disse...

Uma óptima sugestão para aproveitar maçãs e fazer um chá natural!

Beatriz Belliard disse...

adoro maças secas, e nao tinha pensado em faze-las !

Fay van Gelder disse...

Maravilha :)

Bjo:)

edinha disse...

Uma boa maneira de ter sempre maçã disponível.
Beijinhos

turbolenta disse...

Lídia: cá estou eu e as minhas perguntas
Depois de secas, há alguma diferença notória no sabor e conservação entre os 2 processos de secagem?
Também me ficou a vontade de arriscar a secar maçãs. As do forno devem ficar mais duras, não?
boa semana

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todos pelos comentários!

Turbolenta,
Pode fazer as perguntas que quiser. A diferença não é muito notória. Geralmente as maçãs secas que se compram e as secas em casa são secas ao sol, ao ar livre, durante o Verão. No entanto, dentro de casa também se obtêm os mesmos resultados e evita-se o pó. Tanto num processo como no outro as fatias ficam duras, mas isso não é muito relevante porque têm sempre de ser hidratadas com água para serem utilizadas. Na Turquia, as maçãs secas destinam-se principalmente à preparação do chá de maçã que é uma delícia. Se depois de secas forem colocadas de molho em água podem até ser utilizadas em compotas e outros doces...
Boa semana. Espero ter ajudado.

bio_geo_esds@ disse...

Dscobri agora o teu blog e estou a gostar. osto de chá de maçã e adoro maçãs secas, costumo fazer, tenho um desidratador com 4 tabuleiros redondos onde seco a maçã durante 8h ou o tempo que acharmos necesário.
parabéns

turbolenta disse...

Obrigada Lídia.
Vou experimentar!
sou muito curiosa!
boa semana

Ondina Vieira disse...

Descobri o teu site quando procurava comprar on-line o chá de maçã turco, e gostei da sugestão de o fazer em casa. Muito obrigada!
Além disso fiquei “vidrada” no site inteiro tem coisas giríssimas. Voltarei mais vezes.
Parabéns!!

Ondina Vieira disse...

Lídia, desculpa tanta pergunta, mas este site tem tanta coisa interessante e nova para mim...
Gostava de saber se o tipo de maçã influencia o sabor do chá, e que tipo de maçã é utilizado no chá turco.
Obrigada.
Tem uma óptima semana

Lídia Lopes disse...

Ondina,
Aproveito para só agora agradecer a mensagem anterior.
Pode perguntar :) O sabor da maçã influencia o resultado final. Quando mais saborosas e aromáticas melhor. As maçãs melhores e mais aromáticas da Turquia são as maçãs de Amasya de que já falei anteriormente aqui. As maçãs secas, na Turquia, costumam ser preparadas com as maçãs de Amasya ou outras maçãs de casca vermelha autóctones tipo starking. Pode fazer com as maçãs starking que encontra em Portugal. Espero que experimente e que goste. Obrigada e boa semana!

Chef Spadanini disse...

Olá Lídia. A julgar pela fotografia, estas maçãs são muito semelhantes a umas que se vendem na Nazaré por alturas do dia de S.Brás (dia 3 de Fevereiro - hoje, daí me ter lembrado!), que por lá se chamam 'passarolas' (por serem maçãs passas ou passadas). É um dos sabores da minha infância.
Vou experimentar esta receita um dia destes, para comparar sabores!