1 de maio de 2008

Gratinado de Beldroegas (Peynirli Semizotu)

Tortilha de Beldroegas (Peynirli Semizotu)

Para 4 pessoas

200 g de beldroegas * 1 cebola * 2 dentes de alho * 2 colheres de sopa de azeite * 1 chávena de café de arroz * 1 copo de água (da cozedura das beldroegas) * 1 colher de café de pimenta vermelha * 6 pés de cebolo * 50 g de funcho endro fresco * sal * 2 gemas * 1 1/2 chávena de café de queijo kaşar ralado

Coza as beldroegas e reserve. Pique a cebola e os alhos finamente e salteie-os no azeite. Junte o cebolo e o endro picados, o arroz e a água. Tempere com sal e pimenta vermelha. Cozinhe em lume brando até a água evaporar. Bata as gemas e misture-as com uma chávena de café de queijo ralado. Junte esta mistura à outra que está ao lume e envolva bem. Desligue o lume. Coloque num recipiente próprio para ir ao forno e polvilhe com o queijo restante. Leve ao forno para gratinar. Sirva quente ou morno às fatias. Se deixar arrefecer pode desenformar facilmente.

3 comentários:

Anónimo disse...

Com beldroegas nunca esperimentei, ate porque nesta minha zona, há, mas nao para comer...são consideradas ervas daninhas...no Alentejo, sim, são boas.
Quanto á tortilha, eu gosto muito e faço de diversas maneiras...mas sempre com base em batata, variando depois, a composição:simples, com chouriço(que pode ser de soja), pimentos, salsa e cebola. espinafres, cogumelos...é só puxar pela imaginação.
Vou mandar uma para a Lidia experimentar, muito simples.
Jinhos,
SAO

Lídia Lopes disse...

Olá São,
Chamei tortilha a esta prato por ser semelhante. Na Turquia não se chama tortilha :)
Obrigada pela receita!

Fabrícia disse...

delicioso ...
bjs