1 de junho de 2008

Delícias Turcas (Lokum)

Lokum

Lokum

Ulus Hali, Ancara. Fevereiro 2008.

Esta é talvez a iguaria turca mais conhecida e apreciada em todo o mundo. Existem imensas variantes com diferentes formas, cores, sabores e texturas. Geralmente, a sua apresentação é em pequenos cubos de consistência gelatinosa e sabores que variam desde o mais simples, até variedades com cenoura, açafrão, água de rosas, pistácios, avelãs, nozes, entre muitos outros.
Segundo a companhia Ali Muhiddin Hacı Bekir, fundada em Istambul em 1777, o lokum é produzido na Turquia desde o século XV. Inicialmente terão sido utilizados mel e melaço de frutos (pekmez) como adoçantes, e água e farinha como elementos de ligação. A receita actual que utiliza açúcar e amido foi criada e popularizada pela companhia Hacı Bekir durante o século XIX.
O lokum foi apresentado ao Ocidente no século XIX. Um Britânico terá ficado deliciado com este doce durante as suas viagens a Istambul, e terá comprado várias caixas de lokum que levou para a Grã-Bretanha com o nome de Turkish Delight. Tornou-se depois uma iguaria muito apreciada não só na Grã-Bretanha, mas também no resto da Europa e em todo o mundo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Agora é que se estragou tudo!
Quem resiste a uma delicia dessas? Há tempos comprei ca, numa semana dedicada á Grecia, numa loja de marca conhecida.
Quando la voltei para comprar mais, tinham acabado...:(
Fico á espera que volte a semana Grega! Aí, de certeza, abasteço-me!Porque, fazer, esta fora de questao, e esse aí têm um aspecto delicioso! Não paro de olhar e..comer com os olhos!
Jinhos,
:)SAO

Fay van Gelder disse...

Olá minha querida adoro estas delicias de paixão e até na Grécia, costumo comprar :)

**Este fim de semana já conseguir fazer o iogurte de soja - Home made sem iogurteira e tu conseguiste, fazer o Tofu ?

Bjocas querida e fica bem :)

Fabrícia disse...

Adoro com uma chávena de café.....perfeitos.
Bjs.

Anónimo disse...

Olá Lidia
Nunca me canso de ver o seu blog, é espectacular. Parabéns.
Beijokas

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todas!