10 de junho de 2008

No Dia de Portugal, Portekiz Pilici (Frango à Portuguesa) e Laranja (Portakal)



Na Turquia existe uma receita chamada Portekiz Pilici que significa Frango à Portuguesa. Já vi esta receita em menus de restaurante e agora pude verificar a receita em pormenor num jornal diário turco (Sabah) que tem uma secção dedicada à publicação de receitas. Num dos restaurantes onde vi a receita do Frango à Portuguesa perguntei como era feito e disseram-me que era frito. Nesta receita é grelhado e a laranja destaca-se. Na língua turca, e também em árabe, laranja é chamada de portakal, fazendo lembrar foneticamente Portugal. Este facto não é coincidência porque terão sido os mouros que trouxeram a laranja para Portugal e depois os Portugueses introduziram-na na Europa. Assim, em várias outras línguas como o Romeno, Grego, Búlgaro, a palavra laranja não foge muito a esta fonética, que se repete em países fora da Europa, que utilizam a língua árabe ou persa.



Aqui fica a receita do Portekiz Pilici (Frango à Portuguesa), conforme publicada no referido jornal turco:

Para 3 pessoas

cerca de 500 g de coxas de frango sem osso * 1 colher de sopa de pimenta preta * 2 pimentos vermelhos finamente cortados * 1 colher de chá de pimenta vermelha * 1 dente de alho esmagado * 1 colher de sobremesa de raspa de laranja * 50 ml de sumo de laranja * 2 colheres de sopa de vinagre * 50 ml de azeite * 500 g de laranjas (descascadas e fatiadas) * 250 g de espinafres cozidos * 1 cebola vermelha picada * sal

Misture os pimentos, o alho, a raspa de laranja, o sumo de laranja, o vinagre, o azeite, o sal, a pimenta preta e a pimenta vermelha num frasco com tampa e agite bem. Cubra o frango com metade desse molho. Grelhe o frango na brasa ou na chapa sem qualquer gordura. Coloque os espinafres cozidos, a cebola picada e as rodelas de laranja num prato de servir. Coloque por cima o frango e cubra com o molho que sobrou.

5 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Bonito sim... e obrigada pela homenagem...sabia da laranja mas não sabia do frango.
Abraço

Fay van Gelder disse...

Oi amiga, pois que linda homenagem ao nosso pais :)

Deve ser muito bom mesmo :)

Bjo

turbolenta disse...

Boa receita. Assim o frango fica muito mais sucolento e saboroso.Uso muita vez sumo de laranja na confecção de pratos de carne.E o vinagre também fica muito bem com a carne de frango(experimente temperar um frango para assar só com alho, óleo, sal e vinagre e piripiri).
Este frango leva todos os temperos habituais na minha cozinha.Deve ser mesmo muito bom
boa semana

mAmAdA_mAn disse...

WWW.MOTORATASDEMARTE.BLOGSPOT.COM



WWW.MOTORATASDEMARTE.BLOGSPOT.COM

MARIPA disse...

Olá,Lídia!

Este frango deve ficar bem saboroso. Sabia da receita do pato com laranja...agora fico a conhecer esta.

Antes de ir para aí,imaginei que me iria dar mal com a comida turca. Enganei-me, porque comi muito bem.

Beijo carinhoso.