25 de setembro de 2008

Produtos do Ramadão

Durante o mês do Ramadão há um aumento do consumo de diversos tipos de doces. Por isso, durante esse mês é grande a oferta de doces já preparados nas pastelarias, mas também de doces semi-preparados nos supermercados e em outros pontos de venda.

O güllaç dificilmente se encontra à venda em outras alturas do ano, uma vez que é o doce rei do Ramadão e só é confeccionado nessa altura. Para a sua preparação são imprescindíveis finas folhas de massa.




Massa para güllaç.

Alguns dos doces tradicionais turcos preparados com calda de açúcar possuem versões à venda semi-preparadas. Ou seja, pode ser comprada a base e basta adicionar a calda de açúcar. Esse tipo de produtos abunda nesta altura, o que facilita bastante a sua confecção. Possuem uma validade extensa, uma vez que são desidratados.


Massa kadaif envolvida com folhas de massa filo (Yufkalı Tel Kadayıf).


Rolinhos de massa kadaif (Sarma Kadayıf) e massa kadaif fresca.


Rolos maiores de massa kadaif (Sade Sarma Kadayıf).


Bases para preparação de Ekmek Kadayıf.




Bases para preparação de revani.




Yassı kadayıf é o nome destes bolinhos, uma espécie de pão muito fino, que constituem a base de preparação do doce com o mesmo nome.


Base para preparação de docinhos de queijo (Peynir Tatlısı).


Base para preparação de Kemalpaşa, um doce também à base de queijo.

O Ramadão é a altura do ano em que se encontra à venda uma maior variedade de doces e de bases semi-preparadas para a sua confecção. Portanto, o Ramadão é das melhores alturas do ano para se fazerem compras deste tipo. Estes doces semi-preparados são uma boa opção para levar para casa e ir experimentando ao longo do ano alguns dos doces turcos mais típicos.
Na Turquia pode fazer a sua vida normal também durante o Ramadão. Os restaurantes mantêm a sua actividade normal e servem refeições a qualquer hora. Existem também menus especiais ao pôr-do-sol que são uma excelente oportunidade para conhecer melhor a culinária turca. Os hotéis também têm menus especiais para o iftar (refeição de quebra de jejum ao pôr-do-sol).

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou a ver que se engorda e bem no Ramadão!
O revani,(bolo de sêmola e avelãs), já o fiz, por receita aqui publicada atrás, e é muito bom....claro que a calda foi mínima e feita com frutose....
Kemalpaşa, para quando a receita?
:)SAO

Noémia disse...

Lídia,isso é o paraíso da mulher moderna! Tudo já preparado e embalado, só dar os toques finais...maravilha!

Fay van Gelder disse...

Conheço, e até no Egipto já encontrei os tais doces c/ cabelo de anjo.
São divinais e muito maus para a linha, ehhhhh ...

Bjo e Bom fim de Semana

Nysa disse...

pois é.. assim também nao me custava nada o ramadao ;-)