17 de setembro de 2008

Sopa Ezogelin (Ezogelin Çorbası)

Esta é uma das sopas turcas mais típicas e que faz sempre parte dos menus dos kebapçı (restaurantes que servem kebabs). A tradução literal desta sopa é sopa da noiva Ezo. Ezo é o nome de uma mulher que viveu no sudeste da Turquia, em Gaziantep, perto da fronteira com a Síria, no princípio do século XX. Teve dois casamentos infelizes e morreu na Síria de doença. Foram produzidos vários filmes na Turquia que retratam a vida difícil e infeliz desta mulher.
A seguir à İskembe Çorbası (Sopa de Dobrada), esta sopa é famosa por funcionar como cura após a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas.

Sopa Ezogelin (Ezogelin Çorbası)

Para 6 pessoas

1 chávena de café de bulgur de grão fino * 1 chávena de café de lentilhas vermelhas * 1 chávena de café de arroz * 1 colher de sopa de azeite * 1 cebola média * 1 colher de sopa de polpa de tomate * 7 copos de água * 1 colher de sobremesa de hortelã seca * sal * rodelas de limão * pimenta vermelha para polvilhar

Pique a cebola finamente e salteie-a no azeite. Junte a polpa de tomate e continue a saltear durante mais alguns minutos. Adicione a água e deixe ferver. Junte as lentilhas, o bulgur e o arroz. Tempere com sal e hortelã seca e cozinhe em lume brando. Durante a cozedura, se necessário, adicione mais água. Polvilhe com flocos de pimenta vermelha e sirva quente. Sirva quente, acompanhada de rodelas de limão para serem espremidas a gosto.

4 comentários:

Anónimo disse...

Lídia, quer dizer que esta sopa é pras tripas e não de tripas !! E muito boa a história da noiva !

Anónimo disse...

Anotada.......para as farras de fim de ano!
SAO

Valeria disse...

Gostei demais da sopa e da estória por detrás dela!!
Muito interessante!

Unknown disse...

Adoro comida que tem uma história por trás.
Será que aqui no Brasil acho o café bulgur?!
Acredito que deve ser mais gostoso comer ai do que feito aqui.
Amei mesmo.
Parabéns pelo blog.