17 de novembro de 2008

Pimentos Secos Recheados (Kuru Biber Dolması)

Pimentos Secos Recheados (Kuru Biber Dolması)

Chegou a altura de se utilizarem os vegetais que se secaram durante o Verão. Secar os vegetais ao sol tem vantagens relativamente a secar dentro de casa ou no forno. Toda a energia do sol passa para os alimentos e isso beneficia a saúde e sente-se no sabor. Uma vez secos devem ser guardados, de preferência em sacos de pano, e podem ser consumidos durante todo o Outono e Inverno.



Para 6 pessoas

11 pimentos secos * 1/2 copo de arroz * 100 g de carne de vaca ou vitela picada * 1 cebola pequena * 1 tomate pequeno * 2 colheres de sopa de azeite * 2 colheres de sopa de salsa picada * 2 colheres de sopa de polpa de tomate * 1 colher de sobremesa de hortelã seca * 1 colher de café de flocos de pimenta vermelha * 1 pitada de pimenta preta * sal * cerca de 2 copos de água

Lave os pimentos e coloque-os em água quente durante cerca de 15 minutos até amolecerem. Pique a cebola, o tomate e a salsa. Adicione o arroz, a carne picada, uma colher de sopa de polpa de tomate, azeite, as especiarias e o sal. Misture bem. Encha os pimentos com esta mistura e disponha-os num tacho. Adicione água, uma colher de sopa de polpa de tomate e sal. Cozinhe em lume médio com o tacho coberto até cozer. O tempo total de cozedura (cerca de 30 minutos) deverá coincidir com a evaporação total da água.

Veja também: Vegetais secos.

4 comentários:

Noémia disse...

Nunca sequei os pimentos, nem sei porquê, uma vez que seco as malaguetas.
Este prato é feito cá em casa, com pimentos frescos, desde que tive uma empregada ucraniana que os fazia divinos!

Nysa disse...

nunca tinha visto pimentos secos..! Gostei ;-)

Fay van Gelder disse...

Olá Lidia,

Já comi e gostei muito.
E a tua receita também me parece bem.

Bjo

Radoslava Fernandes disse...

Bom dia, sabe me dizer por favor onde posso comprar pimentos secos em Lisboa? Obrigada