2 de novembro de 2008

Romãs (Nar)



A época da romã continua em força na Turquia e, uma vez que a sua produção tem vindo a aumentar de ano para ano, o seu preço por quilo tem diminuído consideravelmente.
A Turquia é o terceiro maior produtor mundial de romãs, a seguir ao Irão e à Índia. Actualmente existem cerca de 3 610 000 romãzeiras na Turquia que produziram em 2007 cerca de 107 000 toneladas de romã. O maior número de romãzeiras localiza-se na costa do Mar Mediterrâneo (61,8%), principalmente nas cidades de Antália (38%) e Mersin (11%). Segue-se a zona do Mar Egeu (23,3%) e o sudeste da Turquia (9,1%).



O sumo de romã é delicioso e tanto pode ser preparado em casa, muito facilmente com um espremedor de citrinos, como pode ser comprado nos diversos pontos de venda de sumos naturais que abundam nas ruas da Turquia.

12 comentários:

Unknown disse...

Lídia, vi suas romãs e fiquei com água na boca. Aqui onde moro em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, vi essa semana o quilo da romã por 50,00 reais.
`
Beijão

bio_geo_esds@ disse...

Eu gosto muito de romãs, só não como mais porque dão trabalho a descascar. Por aqui costumam ter um preço aceitável, este ano acho-as mais baratas, comprei a 1 euro, mas geralmente são a 2 euros o kg.

Noémia disse...

Lídia, sumo de romã feito no espremedor de citrinos? E fica bem?
Eu adoro romãs, tenho montes delas na quinta mas sou um bocado preguiçosa para as comer...com aquelas peles todas.

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todas.

O sumo no espremedor de citrinos fica óptimo. É só cortar as romãs ao meio e espremer. Convém é utilizar luvas. Para além de ser delicioso, é um autêntico remédio.

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

querida lidia eu adoro romãs para alem do sum sera que a mais alguma coisa que se possa fazer com ela com um bolo ou pudim por exemplo? adorava saber fazer qualquer coisa com romã

Lídia Lopes disse...

Já coloquei no post o link para uma receita turca com romã anteriormente publicada. Pode ver também esta receita com romã.

Fay van Gelder disse...

Olá amiga, simplesmente adoro, mas faço o sumo de romã no meu robot e fica Maravilhoso e nem a proposito a receita de hoje no meu blog, também leva sumo de romã.

Bjocas

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

muito obrigado pelas receitas vou fazer comcerteza e penso esperimentar ja hoje esse creme de leite com calda de romã
bjs e obrigada

Anónimo disse...

Oi Lídia, cheguei aqui através do Trem Bom e me encantei. Adoro romã. Tenho saudades até hoje do delicioso chá de romã que tomei na Turquia. Voltarei mais vezes.
Abs,
Daniela Fonseca (dafsp@terra.com.br)

Fay van Gelder disse...

Olá Lidia, já experimentei fazer como tu fazes, com o espremedor de citrinos, e não só fica uma maravilha, como é bem + fácil de limpar e tudo.

Gosto também de juntar chá verde e ai fica um Cascade ou Grandade á minha moda :)

Um autêntico de “remédio milagroso”.
Adoro

Bjoca

Marta disse...

Oi Lídia! Adoro romãs! Ontem mesmo comprei um suco em caixinha! Mas é bem caro! De que marca é este seu espremedor de citrinos (este da foto)? E onde vc comprou? Parabéns pelo blog!

mestre Cuca disse...


Olá , para quem desconheça : uma maneira simples de «comer» o fruto da romã é bater-lhe vigorosamente com uma colher de pau ou qualquer objecto com uma superfície plana , em toda a sua superfície . Seguidamente deve rachar-se o fruto com cuidado para não perder o sumo e os bagos e depositar os gomos num recipiente , desprendendo-se aqueles facilmente com pequenas pancadas , Experimentem , resulta.