16 de dezembro de 2008

Delícias de Beypazarı: Cenoura (Havuç)

Em Beypazarı, uma vila turca localizada a cerca de 100 quilómetros do centro de Ancara, é possível encontrar à venda uma grande variedade de iguarias caseiras, orgânicas e tradicionais em cada esquina.
Já falei da Baklava de Beypazarı e de um dos pratos mais típicos de Breypazarı: Beypazarı Güveci. Vou continuar agora com uma série de publicações sobre os produtos alimentares que encontrei à venda em Beypazarı. Vou começar com os produtos feitos à base de cenoura, um legume que é muito produzido (60% da produção nacional) nesta vila e que é por isso mesmo muito utilizado na culinária de Beypazarı, principalmente em doces e para fazer o simples mas delicioso sumo de cenoura. A cenoura da Turquia, e em particular a de Beypazarı, é muito doce e presta-se bastante a essa utilização.

Döner de Cenoura (Havuç Döneri) - Este doce tem apresentação semelhante ao famoso döner de carne e por isso tem este nome.





As variantes mais comuns são as de Döner de Cenoura com Avelãs (Fındıklı Havuç Döneri), Döner de Cenoura com Pistácios (Şan Fıstıklı Havuç Döneri), ou Döner de Cenoura com Nozes (Cevizli Havuç Döneri).

É vendido em fatias...







... que podem ser polvilhadas com côco e dar origem ao Cezerye.

Lokum (Delícias Turcas) de Cenoura (Havuç Lokumu) - Na Turquia existem inúmeras variedades de lokum, desde o simples ao de pétalas de rosa. Esta é mais uma variedade muito típica em Beypazarı. Vale a pena experimentar este lokum feito com cenouras de Beypazarı.















Sumo natural de cenoura (havuç suyu).









Beypazarı, Dezembro 2007.

7 comentários:

Anónimo disse...

Interesante and bonito...
Livre De Castello

Belinha Fernandes disse...

Olá Lídia!Como estás?Vejo que o blogue continua com muito bom aspecto!Eu tenho continuado a publicar, mas menos, e a visitar ainda menos os meus blogues predilectos...A partir de Janeiro ainda menos pois durante uns mesitoos estarei numa empresa de design a ver se afino competências!Um destes dias estive a conversar com um turco que vive em Ankara.Eu nunca ligo o MSN mas calhou!Eeheheh!,foi divertido mas acho que se perde muito tempo algo inconsequentemente!A verdade é que a minha simpatia pelas coisas turcas não se desvanece.Infelizmente regressar a Istambul parece coisa absolutamente remota.Mas tenho pelo menos o teu blog para espreitar as delícias turcas!Um bom Natal e um bom ano!

Anónimo disse...

Venho apreciar este magnífico blogue e desejar um santo e Bom Natal e um Próspero Ano Novo, tudo cheio das maiores felicidades, repleto de esfusiante alegria, com tudo de bom, com muito bacalhau e rabanadas minhotas.

virtual chef disse...

Feliz Natal! ... e que a alegria das festas e as boas receitas se repitam por todos os dias do Ano Novo.
Beijo.
Virtual Chef

P disse...

Votos de Boas Festas deste Baudolino desaparecido!!
Um abraço

Valentina disse...

Amei ver estas fotos. quer vontade de passear nestas ruas..e comprar muitos destes artigos.

Fay van Gelder disse...

Simplesmente Amo isto :)

Kiss e espero que as férias tenham sido Boas .

Kiss