14 de outubro de 2009

Cogumelos na Caçarola com Kaşar (Kaşarlı Mantar Güveç)

(Kaşarlı Mantar Güveç)
Para 2 pessoas

400 g de cogumelos * 1 tomate médio * 1 pimentão verde médio * 1 cebola média * 2 colheres de sopa de azeite * 1 chávena de café de leite * sal * pimenta preta * 4 colheres de sopa de queijo kaşar ralado

Corte os cogumelos em lâminas grossas e coza-os. Escorra a água e reserve. Salteie a cebola finamente picada no azeite. Adicione o tomate, descascado e cortado em cubos pequenos, e o pimentão também cortado em cubos pequenos. Continue a saltear em lume médio. Por fim, acrescente os cogumelos e o leite. Tempere com sal e pimenta e misture. Cozinhe durante cerca de dois minutos e retire do lume. Coloque este preparado em duas tacinhas de barro individuais (güveç) e cubra com raspas de queijo kaşar. Coloque no forno, a cerca de 200º, durante cerca de 20 minutos. Sirva quente.

Nota: A água da cozedura dos cogumelos pode ser aproveitada para cozinhar arroz, que ficará com uma tonalidade muito bonita e com um óptimo sabor.

6 comentários:

conceicao disse...

Deve ser uma delícia. Pode-se usar qualquer qualidade de cogumelos?
Bjs

cacahuete disse...

Gostei deste prato especialmente porque o uso do barro durante a cozedura da um sabor muito bom ao alimentos.

Jocas

Lídia Lopes disse...

Conceição,

Os cogumelos utilizados nesta receita são os cogumelos vulgares.

Abrahão disse...

O seu blog é lindo! Adoro suas receitas. Tenho um pequeno restaurante perto da minha cidade onde preparo pratos árabes. Descobri que a culinária árabe tem forte influência da turca, motivo pelo qual estou sempre pesquisando seu blog além de dezenas e dezenas de receitas turcas que tenho em minha biblioteca.

Adorei a receita com cogumelos, mas gostaria de saber, se nao for pedir muito, que tipo de queijo é este que voce utiliza na receita para eu poder entender como posso substitui-lo aqui no Brasil.

obrigado pela ajuda.

Anónimo disse...

Olá filha! Estes cogumelos na caçarola devem ser muito bons! Só a apresentação abre o apetite! Hei-de experimentar... Beijinhos!

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todos pelos comentários.

Abrahão,
Obrigada :) Explicarei muito em breve os características do queijo kaşar.

Mãe,
Um beijinho grande :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...linkwithin_text='Poderá também gostar de:'