31 de outubro de 2011

Physalis (Altın Çilek veya Altın Kiraz)

Physalis (Altın Çilek veya Altın Kiraz)


O fruto conhecido em Portugal continental como physalis, fisális, fisálide, fisálida, fisália, alquequenge ou cereja-de-judeu, nos Açores como capucha, tomate capucho ou tomate de capucho, e como tomate lagartixa na Madeira, é conhecido na Turquia como morango dourado (altın çilek) ou cereja dourada (altın kiraz).
Tornou-se mais popular na Turquia depois do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdoğan, ter referido informalmente algumas das suas propriedades terapêuticas. É produzido principalmente no sul do país, nomeadamente em Mersin, Denizli e Antália. É comercializado na sua forma natural, como fruto fresco, e também como fruto seco.
O fruto encontra-se no interior de um invólucro cor de palha quase transparente, apresenta coloração amarela alaranjada e o tamanho de uma cereja. Pertence à família dos tomates e é originário da Amazónia. Para além de ter um sabor delicioso, suave e doce, tem propriedades nutricionais muito interessantes. É uma fonte importante de fibras, vitaminas A e C, fósforo e ferro, alcalóides, flavonóides e fisalinas. Purifica o sangue, fortalece o sistema imunológico e é um poderoso anti-oxidante. Ajuda a aliviar dores de garganta e a reduzir o colesterol, e os nativos da Amazónia utilizam estes frutos e as suas folhas e raízes para o tratamento da diabetes, reumatismo, doenças de pele, bexiga, rins e fígado.

Physalis (Altın Çilek veya Altın Kiraz)

2 comentários:

mundoameuspés disse...

É que nunca mais vi ou comi esse fruto! Sumarento e docinho...
Conheci-o por terras africanas...

Anónimo disse...

Gostaria de saber como se faz o chá sff

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...linkwithin_text='Poderá também gostar de:'