28 de abril de 2007

Amêndoa Verde (Çağla Badem)


A amêndoa verde mais não é do que a primeira fase de maturação do fruto da amendoeira, usualmente disponível, na Turquia, por um breve período de três a quatro semanas, entre o final de Março e meados de Abril. Por essa razão, é tida como uma iguaria difícil de encontrar. 

Quando ainda está bem verde e fresca, consome-se na totalidade, com a casca e o caroço, e geralmente com sal para quebrar a acidez característica. Nessa fase de maturação o caroço é praticamente imperceptível e a casca é extremamente fina. Quem preferir descascar esta amêndoa pode utilizar uma faca bem afiada para "descolar" a casca, que depois sai facilmente. 

Com a amêndoa verde pode fazer-se leite de amêndoa, misturando-se as amêndoas com leite e açúcar ou mel no liquidificador. Pode igualmente ser utilizada na confecção de diversos pratos, cozinhadas no mesmo estilo das favas ou feijão, por exemplo. 

O prato mais comum feito na Turquia com este fruto chama-se Zeytinyağlı Çağla, um refogado simples com azeite.

No final do Verão e no Outono a amêndoa atinge a sua fase final de maturação, altura em que a casca e o caroço endurecem.

4 comentários:

oquefazerprojantar??? disse...

Estou indo à Turquia no fim de Maio... Já sei que vou adorar e deliciar-me com a sua cozinha!

turbolenta disse...

Obrigada Lídia.
Fiquei totalmente esclarecida.
Nunca tinha ouvido falar nem vi alguma vez à venda.
E as fotos exemplificaram bem toda a operação. Creio que talvez as preferisse sem a tal casca, já que ela parece ser um bocado ácida(azeda?).
Agora das amêndoas secas como se consomem cá em Portugal, não há dúvida nenhuma que as adoro. Cá em casa adoram um bolo que eu faço muita vez e que só leva: amêndoas, açúcar e ovos. Fica uma delícia.
bom resto de semana

Anónimo disse...

Tenho que ter cuidado com o regime – o culinário, não qualquer outro tipo de regime – pois aqui mora a tentação dum festim opíparo. O prazer imenso e satisfação em visitar este extraordinário blogue. Boa semana.

Anónimo disse...

Faziam amendoas verdes cristalizadas, em Lisboa na Rua da Graça numa pastelaria junto a Sapadorés.Ainda farão ? Eram optimas.