8 de dezembro de 2007

Kefir

Kefir

O nome kefir é uma derivação da palavra turca keyif, que significa prazer, saúde, entre outros sinónimos. É uma bebida de leite fermentado com origem na região do Cáucaso, preparada a partir da mistura do leite de vaca, cabra ou ovelha com grãos de kefir. Para além da versão natural, existem variedades com diversos sabores, nomeadamente de morango e banana, entre outros.
Tradicionalmente, o kefir era misturado em bolsas de pele que eram posteriormente amarradas às portas de forma a serem constantemente tocadas pela passagem das pessoas. Este procedimento ajudava a manter o leite e os grãos de kefir bem misturados.
Os grãos de kefir são uma combinação de bactérias e fermentos numa matriz de proteínas, lípidos e açúcares. Essa matriz simbiótica dá origem a grãos que fazem lembrar a couve-flor.
O kefir é fermentado à temperatura ambiente, geralmente durante a noite. A fermentação da lactose produz uma bebida azeda, levemente gaseificada e alcoolizada, com uma consistência semelhante à do iogurte líquido. O kefir produzido mediante métodos modernos tem menos de 1% de alcool na sua composição.
Actualmente o kefir é muito popular em várias partes do mundo devido às descobertas que foram feitas relativamente aos seus benefícios para a saúde. Para além de ser uma excelente fonte de cálcio, proteínas, vitaminas B12, B1, K e biotina, tem também propriedades anti-tumorais, antibacterianas e antifúngicas, entre outras.

14 comentários:

Anónimo disse...

Lidia.....

O kefir pode ser substituido pelo iogurt grego?
Às vezes encontra-se aqui á venda nas lojas LIDL.
Pena não conhecer ninguém que tenha os graos...como gosto de iogurt, para mim, ate seria mais pratico.

Aqui onde moro, não há Cote IngLês e omais proximo fica em espanha. Nem há Celeiro.Mas talvez perguntando e exigindo se consiga "promover"e dar a conhecer os produtos...
Por exemplo, no Lidl a semana que passou houve propaganda de produtos gregos. Como são parecidos com os turcos, lá comprei eu latas de feijão á grega, dolmas(as folhas de videira enroladas), Lokum(encontrei e amei!), uns pastelinhos com recheio de queijo e espinafre, e outras guoseimas ja aqui descritas. Até aguardente e vinho grego. Não sabia ateter visto até que ponto as cozinha turca e gregas sao aparentadas.
MUito Bem!
Jinhos,
SAO ALVES

cupido disse...

estou à espera do fungo :) curiosamente já tinha pensado em postar sobre o kefir, mas quero experimentar primeiro.

Marizé disse...

Tenho amigas minhas que usam o fungo, vou pedir-lhes um pouquinho.

Beijocas

Anónimo disse...

Ola Lidia,
Parece ate que me leu os pensamentos. Tanto o meu marido como as minhas filhas comem todos os dias iogurte e eu tenho andado a pensar onde poderia encontrar estes graos de kefir ou como eu sempre conheci, flor de iogurte. Ja tenho tentado aqui em Inglaterra mas cada vez que falo disso olham para mim como se eu estivesse a dizer que estava interessada em arranjar uma pedra de Marte :-)))))). Para a semana vou para Portugal e vou tentar arranjar os graos de kefir mas nao tenho muito ideia por onde comecar, mas e tao pratico, saudavel, saboroso e barato que e estranho que nao se arranje com mais facilidade nao e?
Beijinhos e a continuacao de bons cozinhados.
Aprendiza de Cozinheira

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todos!

São Alves,
Agradeço a sua visita e as suas palavras.
O iogurte grego é diferente do kefir. É um iogurte semelhante ao Português mas mais espesso. O iogurte turco também é mais espesso do que o Português. Agradeço as suas dicas relativamente aos produtos que encontrou no Lidl. A cozinha grega e a turca têm semelhanças, tal como as de outros países que integraram o império otomano. No entanto, algumas especialidades são exclusivamente turcas. O lokum é um desses exemplos. O próprio nome não tem nada de Grego. No entanto, os Gregos conseguiram obter uma patente para comercializar o lokum. A "aguardente" de que fala deve ser o Ouzo, o equivalente grego ao Raki da Turquia. São duas bebidas muito semelhantes.
Beijinhos e volte sempre :)

Lídia Lopes disse...

Aprendiza de Cozinheira,
A "flor de iogurte", em Portugal, não se encontra à venda. Por essa razão é complicado encontrar. Quando vivia em Portugal foi-me dada por uma pessoa amiga. Depois, fui dando porções da minha e já não tinha a quem dar... É assim que tudo se processa. Espero que tenha sorte e que consiga encontrar os grãos de kefir. Em Inglaterra devem vender o kefir em bebida. Já procurou?
Beijos e volte sempre :)

sofialisboa disse...

ando á anos aprocura de kefir e não consigo encontrar, poderi ter aqui uma dica? sofialisboa

Beatriz Belliard disse...

achei muito interessante as informaçoes sobre o kefir, eu comprei aqui para experimentar e preferi o sabor dele ao iogurte ! Me interessaria ter os graos, vou começar a busca !! bj

Anónimo disse...

Tenho kefir para doar.
É realmente muito bom .
Quem quiser mande um email para pedir e combinar como mandar.
Kefir@portugalmail.pt

ana disse...

Olá, boa noite, ando à procura da flor do iogurte, e como fiz pesquisa no google, e apareceu-me o seu simpático blog, aproveito para expôr a minha situação:

eu já tive a flor do iogurte ha uns anos, e acabei por deitar fora, tenho ido a tudo o k e ervanária sem encontrar... Por acaso não me pode vender um pouco? Ainda hoje vim da loja "Celeiro dieta", tinha-lhes enviado um e-maila perguntar se eles tinham a planta para venda, e eles disseram-me que tinham, que o produto se chama kefir, enviaram-me inclusivamente literatura sobre o mesmo...kuando la cheguei verifiquei que têm é o iogurte já feito... (e pareceu-me demasiado liquido)...

Por acaso não me pode vender um pouco? Estou farta de procurar, e não conheço ninguém que tenha...

Agradeço muito qualquer feedback sobre este assunto.

Cumprimentos

Ana Coelho

coelho.anacarmo@gmail.com

Lídia Lopes disse...

Cara Ana,

Eu não tenho a "flor do kefir" nem sei onde poderá encontrar, conforme já expliquei.
Cumprimentos e espero que encontre

Anónimo disse...

ola pessoal eu tb n sabia do keyfir, o engraçado é k uma amiga falou me disso para emagrecer e eu comecei a peskisar na net...passado uns dias soube ke a minha mae andava a tomar ja algum tempo, ela tinha algums problemas com a tolerancia de leite , fritos e conservas e desde ke começou a tomar o keyfir isso passou lhe para alem de ke perdeu os kilinhos k tinha a mais... agora vou começar eu a beber para ver os efeitos..

kem kiser os graos posso arranjar (é dado claro).
para os interessados aki deixo o meu mail

rosa_lunar@hotmail.com

Anónimo disse...

Apareceu recentemente um grupo de partilha no Facebook que está a ter sucesso. Quem procurar Kefir ou quiser doar, é só aderir: http://www.facebook.com/pages/Kefir-Portugal/253857184647340

Marcia Souza Pinto disse...

Vivo na Alemanha e tenho kefir de leite ,e em algumas semanas vou ter o agua.
Meu perfil no FB:Marcia Souza Pinto,para maior informação contactar por menssenger.