2 de novembro de 2006

Sésamo Preto (Çorek Otu)

Sésamo Preto (Çorek Otu)

A semente da planta nigella sativa é conhecida em Portugal como sésamo preto, embora não tenha nada a ver com o sésamo. É também conhecida como cominho preto e não está também relacionada com essa outra especiaria. Também é igualmente conhecida como semente de nigella e por vários outros nomes. A atribuição de nomes tão diversos a esta semente advém do seu uso relativamente recente na culinária ocidental. No entanto, na Turquia é amplamente utilizada, essencialmente para polvilhar pastelaria e pão.
Trata-se da semente de uma planta nativa do sudoeste da Ásia, cujo nome científico é nigella sativa. Essa planta chega a atingir 20 a 30 centímetros de altura e tem flores delicadas, geralmente de coloração azul clara e branca com cinco a dez pétalas. O fruto tem a forma de uma cápsula de configuração globular composta por três a sete folículos unidos que contêm cada um numerosas sementes.
Pensa-se que os Romanos já utilizavam estas sementes na culinária, razão pela qual também são conhecidas na língua inglesa como roman coriander (coentros romanos).
Acredita-se que têm propriedades vermífugas, carminativas e que contribuem para a saúde do estômago, intestino, rins, fígado, pulmões, sistema imunológico e para o bem-estar geral. Um provérbio árabe diz mesmo que esta semente é o remédio para tudo menos para a morte.

1 comentário:

Anónimo disse...


Olá

Dá para encontrar essa semente aqui no Brasil?

Uma busca no google não deu em nada.

cordialmente
Rosa