14 de janeiro de 2007

Borrego em Cama de Pão com Iogurte (İskender Kebap)

Para 6 pessoas

750 g de lombo de borrego * 1 colher de sopa de sumo de limão * 1 chávena de café de água quente * 5 dentes de alho * 1 colher de sobremesa de tomilho seco * 1 colher de sopa de azeite * 4 colheres de sopa de cebolinho picado * sal * pimenta preta Para o molho: 4 colheres de sopa de pasta de tomate * 2 colheres de sopa de pasta de pimentão * 1 copo de água quente * 30 g de manteiga * 500 g de iogurte natural 

Para o pão (pide): 3 copos de farinha * 40 g de fermento padeiro * 1 copo de água morna * 1 ovo * 1 colher de chá de açúcar * 1 colher de sopa de azeite * sal 

Prepare o pão. Separe a gema da clara do ovo. Dissolva o fermento em água morna e deixe descansar até aumentar de volume. Ponha a farinha num recipiente e abra um buraco no centro. Coloque lá dentro a água com o fermento, a clara do ovo, o açúcar, o azeite e o sal, e trabalhe bem a massa com as mãos. Cubra com um pano húmido e deixe repousar até duplicar de volume. Depois, divida a massa em quatro porções. Ponha-as numa superfície polvilhada com farinha e estenda cada porção com um rolo da massa, dando-lhes uma forma redonda. Ponha-as num tabuleiro untado com óleo e polvilhado com farinha e pincele-as com a gema do ovo. Coloque no forno, a uma temperatura de 180º. Mantenha o pão quente. Reserve. Lave a carne e coloque-a sobre uma toalha de papel de cozinha para libertar o excesso de água. Corte a carne às fatias finas. Esmague os dentes de alho. Aqueça muito bem o azeite num tacho fundo. Coloque lá dentro a carne, o sumo de limão e o alho e deixe cozer até o suco da carne evaporar. Acrescente a água quente e a pimenta preta e tape o tacho. Deixe cozinhar até a carne estar muito macia. Adicione o tomilho e o sal e retire o tacho do lume. Prepare o molho. Derreta a manteiga. Acrescente a água quente e as pastas de tomate e pimentão e cozinhe durante cinco minutos. Noutro recipiente, mexa o iogurte, e, se for muito espesso, adicione um pouco de água. Corte o pão aos quadrados e coloque-os numa travessa. Cubra o pão com o molho e com a carne e coloque por cima o iogurte. Por fim, polvilhe com o cebolinho picado.

4 comentários:

Elvira disse...

Parabéns pelo blog. É lindo e faz crescer água na boca. :-)

Anónimo disse...

Olá.
Sem dúvida os teus blogs enriquecem a minha cultura pela Turquia:)
E, são um elo de ligação a este país cheio de riquezas históricas, culturais e gastronómicas.
Fico particularmente contente por aqui ter um capítulo vegetariano. Pois sou vegetariana, no entanto, enquanto estive na Turquia vi que existem bastantes pratos vegetarianos.
Já agora, por acaso sabes fazer PEKMEZ?

No Céu dos Bolos disse...

K delicia de receita.....assim que tiver um tempinho não passo sem experimentar.
Bjokas

JM disse...

Cheguei de Istambul há 3 dias e venho completamente fascinada. Decidi procurar a receita de Iskender para poder dar a conhecer cá em casa e vim dar ao teu blog. Delicioso.

Confesso que não acho muita piada à grande utilização de Iogurte em todos os pratos mas há sempre como tirar e fiquei completamente deliciada com a gastronomia. Foi preciso ir à Turquia para conseguir engordar. ;)

Vou seguir atentamente este blog. Parabéns