8 de julho de 2007

Fatias de Maçã, Nozes e Sultanas (Elmalı Dondurmalı Pay)

Para 10 pessoas

Para a massa:
3 copos de farinha * 5 colheres de sopa de água fria * 200 g de margarina * 1 colher de café de sal

Para o recheio:
6 maçãs * 6 colheres de sopa de açúcar * 6 colheres de sopa de sultanas * 1 colher de sopa de farinha * 1 copo de nozes picadas * 2 colheres de sopa de canela

1 colher de sopa de manteiga (para untar o tabuleiro) * pistácios em pó q.b. para guarnecer
Prepare a massa. Misture a farinha, a margarina, o sal e a água fria e amasse bem. Deixe repousar durante 20 minutos. Entretanto, prepare o recheio. Descasque as maçãs e corte-as em cubos pequenos. Adicione o açúcar e leve ao lume durante 15 minutos. Acrescente a canela, as nozes e as sultanas e cozinhe durante mais dois minutos. Retire do lume e adicione a farinha. Misture e deixe arrefecer. Separe a massa em duas porções. Unte um tabuleiro com manteiga e coloque uma das porções no fundo do mesmo. Estique bem a massa, elevando-a nas partes laterais do tabuleiro. Cubra a camada de massa com o recheio. Finalmente, cubra o recheio com a outra porção de massa. Deve esticar bem a massa, de forma a formar uma superfície uniforme. Pique a superfície da massa com um palito. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 200º até ganhar cor. Deixe arrefecer e corte às fatias. Sirva com gelado de baunilha polvilhado com pistácios em pó.

4 comentários:

Joaninha disse...

Ai Lídia, estas fatias deixaram-me deliciada! Fazem-me lembrar umas bolachas que eu simplesmente adoro e costumava comprar,pois têm exactamente estes ingredientes no recheio. Amei a receita e tenho a certeza que não vou descansar enquanto não experimentar. Obrigada por partilhares. :)))Bjs

Cláudia A. disse...

Que maravilha Lídia. E ainda ficam lindas.

Leonam disse...

Adorei a receita! Mas tenho 2 dúvida2: a manteiga do recheio é inserida quando??? Eu devo misturar os cubos de maçã ao recheio antes ou depois de colocá-lo na massa????

Do mais PARABÉNS pelo Blog MARAVILHOSO!!!

Lídia Lopes disse...

Leonam,
A maçã vai ao lume juntamente com os outros ingredientes do recheio. A manteiga é para untar o tabuleiro (já clarifiquei melhor na receita).

Obrigada! :)