O komposto é uma bebida de fruta mais ou menos espessa, uma vez que pode ser confeccionada com frutos inteiros ou liquefeitos. Pode acompanhar qualquer refeição, desde pratos doces a salgados, sendo muito comum durante o Ramadão. Quando é feita com frutos inteiros, como no caso desta receita, é servida em taças individuais e consumida com colher, intercalando os diferentes sabores de uma refeição.
700 g de uvas brancas sem sementes * 1 litro de água * 1 copo de açúcar * 3 cravos-da-índia * flores de anis para decorar
Separe as uvas uma a uma e lave-as. Reserve. Leve ao lume a água com o açúcar e deixe levantar fervura. Adicione as uvas e os cravos-da-índia e cozinhe durante cerca de 10 minutos em lume brando. Desligue o lume e retire os cravos-da-índia. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico. Sirva frio decorado com flores de anis.
Ver também:
Néctar de Alperce (Kayısı Kompostusu)
5 comentários:
Que óptima sugestão, para agora que estão a decorrer as vindimas aqui no Ribatejo.
P.S.Adorei o anis na decoração
Parece-me tão exótico, deve ser delicioso! anotei a idéia.
bjo,
Nina.
Deve ser aromático e delicioso... :-)
Decididamente, uvas nunca foi a minha fruta preferida. Apenas em miúda adorava e devorava uvas morangueiras pretas,pois o sabor um pouco amorangado deliciava-me.
Mas certamente poderei substituir as uvas por peras madurinhas ou morangos, por exemplo.
bom fim de semana
é tao dificil encontrar receitas diferentes com uvas frescas ! adorei esta, deve ser refrescante ! bj
Enviar um comentário