İskender significa Alexandre, talvez em homenagem a Alexandre o Grande que cortou o célebre nó górdio perto de Ancara, ou, muito provavelmente, uma homenagem a İskender İskenderoğlu que criou esta receita em 1826.
Trata-se de um prato turco famoso e muito apreciado. Consiste em fatias de carne muito fina cozinhada no espeto giratório (döner) e dispostas sobre pão tipo pita, de preferência bem crocante. É servido com iogurte simples e guarnecido com um apontamento de salada, neste caso uma rodela de tomate e um pimentão verde grelhado, e com um köfte (rolinho de carne picada). A carne é regada com molho de tomate e pode ser também regada com manteiga derretida muito quente. A guarnição com manteiga derretida é geralmente feita à vista do cliente, que pode optar por não querer ou solicitar maior ou menor quantidade. Com ou sem molho de manteiga vale a pena experimentar.
Restaurante Lezz-Et - Optimum AVM, Ancara. Outubro 2007.
4 comentários:
Fui dar uma vista de olhos na versão caseira, e fiquei com vontade de provar!
Beijocas
Gostei muito de conhecer esta especialidade típica. :-)
Lídia, parabéns pelo blog e aqui chamamos este prato de "churrasquinho grego" e normalemnte é uma comida de rua e não muito confiável.
E a versão caseira, eu fiz no jantar Turco e eu sei que é sensacional.
Abs.
Melhor comida turca, ever.
Enviar um comentário