25 de maio de 2008

Bolachas com Sementes de Sésamo e de Papoila (Haşhaşlı Kraker)

Para 30 bolachas

2 copos de farinha * 1 colher de chá de fermento * 1/2 colher de chá de sal * 2 colheres de sopa de sementes de papoila (azuis) * 2 colheres de sopa de sementes de sésamo * 4 colheres de sopa de manteiga * 3/4 copo de água (um pouco menos - só um dedo acima de 1/2 copo) gelada

Misture a farinha, o fermento e o sal. Adicione as sementes de papoila e as sementes de sésamo. Acrescente a manteiga fria e a água gelada e amasse bem a massa com as mãos. Abra a massa com o rolo até obter um centímetro de espessura e corte com um cortador de bolachas ou com a boca de uma chávena. Disponha as bolachas num tabuleiro untado e pique-as com um garfo. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º até estarem douradinhas.
Óptimas para o pequeno-almoço ou lanche, acompanhadas com queijo feta ou barradas com pastas turcas deliciosas, nomeadamente de azeitonas ou de tomate com nozes...

9 comentários:

Natália Eleutério disse...

Adorei essa receita de biscoitos, ainda para mais agora que arranjei as ditas sementes de papoila foi difícil mas arranjei..eh..eh

risonha disse...

nunca ouvi falar em sementes de papoila azuis, mas aposto que também dá para fazer com as pretas, certo?
beijos

Anónimo disse...

Há já bastante tempo que não faço bolachinhas mas ao ler a sua receita deu-me vontade de as voltar a fazer. Parecem-me bem apetitosas!E a propósito, que pasta é essa de tomate com nozes? Fez-me crescer água na boca...

Fay van Gelder disse...

Bem apetitosas sim srª.

Bjo

Luciana Macêdo disse...

Adoro estas bolachinhas para acompanhar meu cafezinho.
Bjs!

Fay van Gelder disse...

Olá Lídia,
Ainda bem que gostas-te de fazer o leite de soja em casa :)
assim que eu experimente fazer o Tofu e o iogurte de soja eu digo e coloco lá no blog.

Estou a ganhar coragem e a arranjar tempo, para experimentar.

Mas que parece dificil, parece, mas realmente é bem fácil, lá isso é.

Bjos

bio_geo_esds@ disse...

Já notei porque adoro bolachas com sésamo. As sementes de papoila azuis são as escuras, ou também há pretas. As que aqui tenho são escuras, cinza escuro com alguns reflexos azuis diga-se de passagem, serão essas?

Belinha Fernandes disse...

Olá Lídia!É sempre uma delícia espreitar o teu blog!Bolachinhas!Engordei tanto, a sério, é de passar muita hora no PC.E de não fazer exercício embora me esforce por andar a pé, até para poupar na gasolina.Não consigo ter muito tempo nem paciência para visitar os blogs.Enquanto não tive net queria fazê-lo mas agora estou com alguns problemas e tudo parece ter perdido piada.Será certamente um fase.Em relação ao teu blog só é pena que a gente não consiga provar!!!!:-)Que tudo corra bome por aí!

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todas!

Aqui existem sementes de papoila com diversas cores. As que são denominadas azuis aqui são as que vocês referem como sendo pretas, penso eu. Se repararem elas são azuladas. Um dia destes publico as fotografias para acabar com as dúvidas. Quanto à pasta de tomate com nozes, publicarei em breve.