5 de dezembro de 2008

Muskas de Semolina (İrmikli Muska Tatlısı)

Para 8 pessoas 

3 folhas de massa filo (yufka) * 1 copo de sêmola de trigo (semolina) * 3 copos de água * 1 copo de açúcar * 3 gotas de mástique (resina de lentisco, também conhecida por mastic, misque, miski ou misk) * 1 copo de óleo para fritar

Guarnição:

3 copos de açúcar em pó * 1 colher de chá de canela 

Bata as gotas de mastique até ficarem espalmadas. Coloque num tacho a sêmola, o açúcar, três copos de água e o mastique. Mexa sempre até obter uma mistura espessa. Retire do lume e deixe arrefecer. Sobreponha as três folhas de massa filo e corte tiras com cerca de quatro dedos de largura. Coloque uma colher de sopa de recheio na extremidade de cada tira de massa e dobre formando triângulos. Ou seja, comece por cobrir o recheio formando um triângulo na extremidade da massa. Depois, vá dobrando a massa em triângulos até chegar ao topo. No total, vai dobrar cada tira de massa em quatro triângulos. Frite cada muska em óleo quente e depois coloque-as sobre uma toalha de papel absorvente. Misture o açúcar em pó com a canela. Passe as muskas por essa mistura de açúcar e canela e coloque-as num prato de servir.

7 comentários:

Fay van Gelder disse...

Lindas e como devem ser boas.

Kiss

Anónimo disse...

Oi Lidia, estou retornando a visita e conhecedno teu site. Alias, estou adorando pois adoro teu tipo de cozinha, cheio de especiarias e novidades. Vou adicionar teu link ao meus favoritos se nao se importa?? Um beijo e Parabens!, Flavia

Nysa disse...

isso deve saber muito bem. vou anotar um nome. descobri aqui uma padaria/pastelaria turca, que dizem ser muito boa ;-) beijocas

Marcia disse...

Lidia, apesar de não conhecer alguns ingredientes, como mastique, imagino o cheiro e o sabor diferentes como algo que eu gostaria bem de preciar.
Bjs querida e boa semana

Ondina Vieira disse...

tenho de fazer estas muskas, além de terem um óptimo aspecto... o meu cão chama-se Muska!!! ih ih...

bj

Ondina Vieira disse...

Olá Lídia, eu gostava de saber se o mastique é indispensável nesta receita e qual a sua função, se é pelo sabor ou consistência ou outro motivo qualquer. Gostava também de saber se pode ser substituído por outro ingrediente que faça o mesmo efeito (caso não seja pelo sabor) pois não encontro isso cá por estes lados (Açores).

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todas pelos simpáticos comentários.

Miss Slim,

São uma delícia :)

Flávia,
Claro que não me importo. Agradeço.

Nysa,
Espero que encontres muitas coisas boas nessa pastelaria turca :)

Ondina,

O seu cão tem um nome lindo :) Muska é o nome que aqui dão a um tipo de amuleto que se usa ao pescoço e que posui a mesma forma destes doces.
O mastique vai dar um sabor muito característico a este recheio. O mastique é muito aromático. É uma resina extraída de uma árvore chamada lentisco. O seu sabor é algo entre a baunilha, o anis e a amêndoa. Espero que goste, mesmo sem o mastique.