20 de dezembro de 2006

Massa Filo (Yufka)

Massa Filo (Yufka)
A yufka, é um tipo de massa extremamente fina, de formato redondo e com cerca de 60 centímetros de diâmetro. Tem várias utilizações na culinária turca, especialmente na confecção de vários tipos de börek, tão típicos e tão presentes na culinária turca. A yufka pode ser comprada na Turquia já preparada, mas a sua confecção faz parte da rotina de muitas senhoras turcas, especialmente nas aldeias. A sua preparação obedece a várias fases e preceitos. A massa é preparada unicamente com farinha de trigo, água e sal. A água é adicionada lentamente, e a mistura é muito bem amassada até se obter uma massa elástica. É depois dividida em pequenas porções, do tamanho aproximado de uma bola de ténis. Cobre-se com um pano e fica a levedar durante pelo menos 30 minutos. Depois, é estendida com a ajuda de um rolo. É indispensável a utilização de um rolo com a espessura aproximada de um dedo e com cerca de 80 centímetros de comprimento. Este tipo de rolo, chamado oklava na Turquia, é muito útil para ajudar a obter a espessura finíssima da yufka, comparável a uma folha de papel. Cada porção de massa é então estendida com o oklava, numa superfície generosamente polvilhada com farinha de trigo, até se obter o diâmetro de 60 centímetros. Quando a massa estiver pronta, é seca em cima de um grelhador próprio (sac) com pelo menos o mesmo diâmetro das folhas de yufka. A yufka está assim pronta a utilizar. Este vídeo mostra um pouco da preparação da yufka:

11 comentários:

Leticia disse...

Obrigada pela receita da yufka. Mas como se faz o börek?

Lídia Lopes disse...

Cara Leticia,
já está no forno e pronto a sair. Será o meu próximo post e publicarei muitas receitas de börek.

Anónimo disse...

sensasional!!

será que vale a pena eu arriscar ??

obrigada pela sua gentileza !!

Anónimo disse...

Grazi,

Vale a pena, apesar de ser trabalhoso. Pode sempre encontrar a massa filo pronta a utilizar no Brasil, o que lhe poupa imenso tempo e trabalho. Se resolver arriscar conte os resultados!

Obrigada pela visita :)

Olga Diniz Eventos disse...

Lidia,

Sempre tive vontade de aprender esta massa filo, conheci o site buscando esta receita, experimentei e ficou maravilhosa, a familia aprovou.
Abracos.

Olga Diniz

Anónimo disse...

Lidia, postei uma receita de börek no meu blog que aprendi com minha sogra, e no final indico o seu blog com a receita do yufka.
Sempre venho aqui quando estou em dúvidas quanto às nomenclaturas em português.
Seu blog é de muita qualidade! Parabéns!

Anónimo disse...

qual e a quantia dos igredientes para fazer o Yufka???
Umm AbdulRahman

wilma lucia disse...

fiz a massa filo eusei-a no bolo de creme.ficou otimo!

wilma lucia disse...

fiz a massa filo com a tecnica da lavagem da farinha e estiqueia com um ferro,embrulhei em papel filme ,cobri com pano umido,ontem,ehoje a noite que utilizei a massa na receita de bolo cremoso de massa filo que esta no google.estou muito feliz que deu certo.

maria Ledi disse...

boa tarde

fiz a receita mas fica muito salgada a massa. 25g é muito sal para 500g de farinha.

Freyrstå disse...

Queria aquela massa que cozinham na água,e e bem fina!Obrigado.