1 de janeiro de 2007

Chá Turco (Türk Çayı)

Chá Turco (Türk Çayı)

Enquanto os Chineses e os Indianos disputam a descoberta e utilização do chá como bebida há milhares de anos, os Turcos criaram a sua própria identidade no que diz respeito à forma de preparação e de beber o chá preto (camellia sinensis), que se tornou parte integrante da cultura turca. Sempre que visitar a Turquia, ser-lhe-á oferecido chá como sinal de hospitalidade, em qualquer local e a qualquer hora do dia, antes ou depois de uma refeição. O chá turco é a bebida mais popular da Turquia, fazendo parte do pequeno-almoço e de todos os momentos do dia.
A produção do chá na Turquia, teve início nos primeiros anos da República (segunda década do século XX) na zona leste da região do Mar Negro. Muitas das plantações de chá estão concentradas em torno da vila de Rize, desde a fronteira com a Geórgia até Trabzon, Araklı, Rize, Karadere e Fatsa, atingindo em alguns locais 30 quilómetros de extensão e cerca de 1000 metros de altura. Em 1947 foi construída a primeira fábrica de chá em Rize e actualmente a Turquia é o sexto produtor mundial de chá.
O chá turco tem um sabor intenso e forte, e é geralmente servido muito quente em copos pequenos com a forma de tulipa, o símbolo da Turquia. Conforme o gosto de cada um, pode ser mais forte (escuro) ou mais ligeiro (claro). Primeiro é colocado no copo chá puro, que é depois aligeirado com a adição de mais ou menos água quente. É possível controlar melhor o grau de intensidade do sabor deste chá, quando o faz em casa, quando o chá é servido na sua presença, ou em certos cafés, pastelarias, restaurantes e casas de chá, em que é colocada na mesa uma semaver, e cada pessoa pode encher o seu copo conforme deseja. A semaver possui um sistema de combustão que mantém o chá sempre quente.
Para fazer chá turco deve utilizar-se um equipamento chamado çaydanlık, que são duas chaleiras sobrepostas. Deve colocar-se uma colher de sopa de chá para cada copo ou chávena na chaleira pequena, e encher-se a chaleira maior com água. As duas, uma sobre a outra, são colocadas ao lume. Quando a água começar a ferver, deita-se a água dentro da chaleira mais pequena que contém o chá. Enche-se novamente a chaleira maior com água e vão novamente ao lume, sobrepostas. A água da chaleira maior deverá ferver novamente, e o chá, que está na chaleira mais pequena, deverá ferver também durante 10-15 minutos. Os Turcos bebem este chá muito quente e nunca bebem um só copo ou chávena. Sempre que um convidado termina um copo de chá, é-lhe imediatamente perguntado se quer repetir. Por essa razão, a çaydanlık é mantida no lume enquanto se bebe o chá.
É um chá muito delicioso que terá, sem dúvida, oportunidade de provar se visitar a Turquia. Mesmo no interior de uma loja, enquanto vê tapetes turcos, por exemplo, o mais certo é oferecerem-lhe um chá turco.

15 comentários:

Fay van Gelder disse...

Adoro este chá e até tenho as peças que mostras de inicio servia só para decoração, ehhhh mas depois que vi cá no teu blog como se fazia, fui utilizando e continuo :)

Bjo.)

Anónimo disse...

Amei o sabor de chá turco. Fiquei viciada em tomar chá. Super delicioso.

Anónimo disse...

gostei muito do chá turko, espicialmente o "Turko Baba", mas aonde encontrá-lo no Rio de Janeiro?

Vitor Monteiro disse...

O Çay é realmente uma bebida deliciosa! Gostei em especial do chá de maçã (elma)! Trouxe algumas caixas da Turquia!

lala-cozinhandosonhos disse...

onde consigo encontrar estes copos em são paulo???

Anónimo disse...

Onde posso encontrar o
"Chá Turco (Türk Çayı)"
Para comprar?
tgsc@37.com

Unknown disse...

Lídia, adorei esse blog.
Acabei de voltar da Turquia, fiquei apaixonada e agora posso aprender essas delicias de receitas!!

e qto ao post anterior.. o cha e outros artigos podem ser encontrados nesse site! www.business-with-turkey.com

Irene Datcom disse...

Assisto a novela aqui no Brasil na Banda.. Fatmagul... Fico imaginando o chá de Istambul.. Deve ser delicioso... Gostaria de saber onde encontrar aqui no Brasil... Como fazer o Chá... Obrigado Irene...

Unknown disse...

Onde posso comprar este chá?

Unknown disse...

Queria saber onde comprar este chã

Unknown disse...

Quais as propriedades do cha Turco?

Unknown disse...

Onde podemos encontrá o chá turco pra compra.

Unknown disse...

Aode eu incontro este chá?

Unknown disse...

Que gosto que tem? E é adoçado?

Anónimo disse...

Existe algum local onde fazem esse chá para tomar na hora no rio de janeiro??? Obg